Resultado do Pisa é um reflexo da baixa qualidade do ensino no Brasil, avalia Osvaldo Sobrinho
O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) apresentou nesta terça-feira (3) ao Plenário do Senado os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa). O exame avalia estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. Apesar de a média de desempenho dos brasileiros, entre 2003 e 2012, ter passado de 356 para 391 pontos, o Brasil ocupa a 58ª posição entre os 65 países participantes da última edição do teste.
- Ainda assim, ficamos com duas posições a menos do que em 2009 e continuamos atrás de outros países latino-americanos, como o México, Uruguai e Costa Rica. Estamos à frente apenas da Argentina, Colômbia e Peru.
Para Osvaldo Sobrinho, esses resultados refletem uma quase sabotagem por que passa a educação no país. Advertiu que o Brasil não pode comemorar enquanto vê a educação escorrer “ralo abaixo” e defendeu o enfrentamento ao desafio de recuperar a educação pública.
- Sabemos que a educação é uma coisa séria. Sabemos da gigantesca e quase impagável dívida do Estado para com todos nós cidadãos nesta área vital do desenvolvimento.
Déda
Osvaldo Sobrinho também lamentou a morte do ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda. Lembrou que foram colegas na Câmara dos Deputados.
- Um homem íntegro. Lutador. Convicto daquilo que falava. Uma pessoa que marcou data. Marcou época. Marcou momento no Congresso Nacional.
03/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho avalia positivamente obras de Cuiabá para a Copa
Osvaldo Sobrinho destaca ações do Brasil na Antártica
Brasil pode contribuir para a paz entre palestinos e israelenses, diz Osvaldo Sobrinho
Osvaldo Sobrinho afirma que Brasil precisa mudar de rumo para solucionar 'grandes gargalos'
Mozarildo alerta para baixa qualidade do ensino brasileiro
Cristovam alerta para qualidade ruim do ensino básico e baixa qualificação da mão de obra