Interlegis já treinou 222 servidores legislativos e parlamentares em nove estados



O Treinamento Básico em Informática do Interlegis, iniciado no dia 7 de outubro, já concluiu suas atividades em nove estados brasileiros e capacitou 222 servidores e parlamentares de diversas câmaras municipais e assembléias legislativas. Nesta segunda-feira (21), serão mais 95 participantes do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Até o final do ano, todas as assembléias legislativas terão sediado uma turma e a meta é atingir pelo menos mil alunos.

O treinamento, com duração de 40 horas (sempre de segunda à sexta-feira), é parte de um projeto que começou em 2001 quando o Interlegis, com o intuito de integrar as casas legislativas brasileiras, começou a equipar todas as assembléias com um sistema de 20 computadores, dois servidores e equipamentos para videoconferência, e 614 câmaras municipais com estações de trabalho compostas por um micro e uma impressora a laser. Até o final do ano, o programa terá distribuído estações para um total de 1.900 câmaras municipais.

- O objetivo do curso é o de treinar funcionários e parlamentares para utilizarem os computadores, impressoras e equipamentos que possibilitam o acesso à Internet e o devido uso do portal - disse o diretor da Coordenação Especial do Programa Interlegis, Paulo Fontenele.

Os participantes têm a oportunidade de aprender desde os conhecimentos básicos de microcomputador, Windows e Internet, até programas como o StarOffice e StarWriter e sistemas operacionais como o Linux. Uma novidade é o treinamento no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), desenvolvido pela equipe do Interlegis, que permite expor pela Internet os trabalhos realizados nas casas legislativas e colocá-los à disposição da população.

Em duas semanas, o treinamento teve a participação de presidentes de câmaras municipais, vereadores, chefes de gabinetes, assessores de imprensa, diretores e servidores de nove estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Alagoas). Para Carlos Henrique Marques, presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, no Maranhão, o curso possibilitou o primeiro contato com o computador e viabilizou o uso dos equipamentos nos parlamentos.

O curso está sendo ministrado por especialistas em informática contratados pelo Interlegis especialmente para este treinamento. O material didático foi confeccionado pela equipe do Interlegis, sob a coordenação de Alaciel Franklin Almeida, mas contou também com a colaboração de Adriano Simões de Andrade, representante do Interlegis na Assembléia Legislativa de Roraima, e de Cândida Maria Silveira, da Paraíba.



18/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Interlegis anuncia novos programas de apoio aos legislativos estaduais e municipais

Programa Interlegis tem novo portal de informações para integrar Legislativos

INTERLEGIS CRIARÁ COMUNIDADE VIRTUAL PARA INTEGRAR LEGISLATIVOS, DIZ DIRETORA DO PRODASEN

Seminário vai reunir parlamentares de todos os legislativos do país

Parlamentares participam de missa em ação de graças pelos trabalhos legislativos em 2008

Atuar na organização dos trabalhos legislativos será uma das tarefas dos novos servidores do Senado