Atuar na organização dos trabalhos legislativos será uma das tarefas dos novos servidores do Senado



O próximo concurso do Senado oferece 25 vagas de nível médio e 40 vagas de nível superior para a especialidade Processo Legislativo, com salários de R$ 13,8 mil e R$ 18,4 mil, respectivamente. Os aprovados nessa especialidade serão alocados na Secretaria Geral da Mesa. Em entrevista à Agência Senado, a titular da secretaria, Claudia Lyra, explicou em linhas gerais como deve ser o trabalho dos candidatos aprovados.

VEJA MAIS

Ao dar exemplos das atividades a serem exercidas, Claudia destacou a Coordenação Legislativa do Senado, que é vinculada à Secretaria Geral da Mesa. Uma de suas funções é a análise dos projetos de lei apresentados à Casa - seja por senadores, deputados federais, pelo Poder Executivo ou pelo Judiciário, entre outros.

- É na Coordenação Legislativa que se faz tanto a recepção como a análise da documentação dos projetos - assinalou.

Essa coordenação também avalia o mérito dos projetos, para sugerir as comissões em que podem ser examinados e votados. Outras de suas funções são o controle dos prazos de tramitação das matérias e a divulgação da ordem do dia do Senado na internet.

Vetos e Orçamento

Outro possível destino para os aprovados na especialidade Processo Legislativo é a Coordenação do Congresso - que envolve os trabalhos conjuntos da Câmara e do Senado. Uma de suas atividades é o acompanhamento dos vetos presidenciais (que são os vetos do presidente da República a matérias aprovados pelo Congresso), que têm de ser votados tanto pelos senadores como pelos deputados federais. Mas Claudia Lyra frisou que a principal atividade desse órgão é o acompanhamento do projeto de lei do Orçamento.

- Os analistas legislativos que atuam na Coordenação do Congresso têm de acompanhar a Comissão Mista de Orçamento. Por isso, no concurso deste ano, esperamos encontrar pessoas com perfil para esse tema - afirmou ela.

Além da Coordenação Legislativa do Senado e da Coordenação do Congresso, os aprovados podem ser alocados em outros órgãos vinculados à Secretaria Geral da Mesa: as comissões temáticas do Senado (como é o caso da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e a Comissão de Assuntos Econômicos), a Secretaria de Ata (que confecciona o Diário do Senado, entre outras publicações oficiais da Casa) e a Secretaria de Expediente, entre outros.

O concurso do Senado está marcado para 11 de março. As inscrições devem ser feitas até 5 de fevereiro no site da Fundação Getúlio Vargas.

É possível obter mais informações sobre o concurso pelo telefone 0800-283-4628 e pelo e-mail [email protected].



16/01/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reajuste do salário mínimo será votado na reabertura dos trabalhos legislativos

Senado reinicia nesta quinta trabalhos legislativos

Presidente do Senado está certo de que votação do Orçamento vai acelerar trabalhos legislativos

Senado inicia trabalhos legislativos com pauta trancada por mais uma MP de combate à crise financeira

Garibaldi: "Senado tem que atuar para excluir a possibilidade de novos escândalos"

Rubmaier nega atuar como contador da organização Cachoeira