Interlegis pretende interligar todas as casas legislativas do Brasil
Criada com o objetivo principal de fortalecer o poder legislativo em suas várias instâncias, oferecendo os avanços tecnológicos à consolidação do processo democrático brasileiro, a Interlegis consiste em uma rede de comunicação e informação entre os parlamentares de todo o país, nas esferas federal, estadual e municipal. Utilizando-se da Internet, o programa reunirá em suas páginas informações sobre as casas legislativas e os assuntos referentes ao Legislativo.
Por sua importância, o projeto recebeu o aval do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que, depois de quatro missões para analisá-lo e de várias sugestões, não só o aprovou como o considera um modelo a ser adotado em outros países. É o primeiro projeto de modernização do Legislativo financiado pela instituição, que liberou US$ 25 milhões. Outros US$ 25 milhões foram liberados pelo governo federal.
As câmaras municipais dos 580 municípios-pólo que se inscreveram no Programa Interlegis já começaram a receber suas estações de trabalho - um microcomputador, uma impressora e um gateway (dispositivo que permite sua ligação a outros microcomputadores e também a uma linha telefônica para acesso a Internet). Nas assembléias legislativas também estão sendo instaladas as salas de multiuso - com 20 microcomputadores - e as salas de videoconferência.
28/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROGRAMA INTERLEGIS LIGARÁ 2.500 CASAS LEGISLATIVAS NO PAÍS
Cursos do Interlegis fazem avançar portais de casas legislativas na internet
Relator defende voto aberto em todas as deliberações legislativas
Interlegis sedia o 3º Encontro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas
Seminário do Interlegis termina com palestras sobre marketing político e escolas legislativas
Diretores e secretários-gerais discutem fortalecimento de casas legislativas