Seminário do Interlegis termina com palestras sobre marketing político e escolas legislativas
O seminário do Interlegis foi encerrado nesta sexta-feira (14), em João Pessoa (PB), com uma palestra sobre marketing político, apresentada pelo professor de Direito Processual Civil Eládio Carneiro. O evento abriu a segunda fase do Projeto Interlegis, que visa interligar, por meio virtual, o Poder Legislativo no Brasil.
Na apresentação, Eládio Carneiro ressaltou a importância da massificação da campanha para que o eleitor conheça o candidato. Também enfatizou a necessidade do apoio político, de um figurino condizente com a imagem e a personalidade do candidato a um mandato eletivo e da importância da credibilidade no desempenho da função pública.
Antes, o jornalista e advogado Sebastião Miziara, presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, havia assinalado a necessidade de capacitação dos membros das câmaras municipais - que somam hoje quase 53 mil em todo o país. Para Miziara, o mandato de vereador "é o mais importante da República". O palestrante lamentou, entretanto, a falta de informação e preparo desses parlamentares: de acordo com o 1º Censo do Legislativo Brasileiro, realizado na primeira fase do Interlegis, 66% dos vereadores afirmaram desconhecer suas funções.
Nesta quinta-feira (13), o advogado Marcos Pires, conselheiro e membro da Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abordou questões relativas à legislação eleitoral. Pires apresentou a palestra no lugar do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto, que, na última hora, não pôde comparecer ao evento.
O representante da OAB tratou das novas normas para as eleições municipais deste ano, como a resolução do TSE que obriga os candidatos a apresentarem certificados da Justiça Eleitoral atestando a regularidade de contas de campanhas anteriores, mesmo que não tenham sido eleitos. Do contrário, os mesmos ficam impedidos de participar da campanha.
Também na quinta-feira (13), o diretor da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Alaôr Messias Marques Junior, tratou da capacitação dos detentores de mandato como fator de eficiência dos trabalhos legislativos. Ele enfatizou a importância da capacitação e educação dos parlamentares, promovidas pelas escolas legislativas, na valorização de seus trabalhos. Também assinalou a relevância do trabalho dessas escolas no aprimoramento dos servidores dos Parlamentos brasileiros.
O diretor-executivo da Secretaria Especial do Interlegis, Márcio Sampaio Leão Marques, considerou um sucesso o seminário realizado em João Pessoa. Ele também salientou a importância da capacitação dos agentes políticos e administrativos para o bom funcionamento do Poder Legislativo.
14/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARKETING POLÍTICO É TEMA DE ENTREVISTA NA TV
Senado, Câmara e TCU realizam seminário sobre ouvidorias legislativas
Voto distrital é defendido em seminário sobre boas práticas legislativas
Valadares diz que decisão de não promulgar PEC dos Vereadores foi 'puro marketing político'
Seminário reúne especialistas para debater questões legislativas sobre águas
PROGRAMA INTERLEGIS LIGARÁ 2.500 CASAS LEGISLATIVAS NO PAÍS