Interlegis promove seminário em João Pessoa



O Programa Interlegis promove, nos dias 13 e 14 de março, o Seminário Interlegis João Pessoa, a ser realizado no auditório do Fórum Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba. O evento conta com a parceria da Assembléia Legislativa da Paraíba e da Câmara Municipal de João Pessoa e terá a participação do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, do 1º secretário da Casa e diretor nacional do Interlegis, Efraim Morais (DEM-PB), do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, José Luís Lupo, além de autoridades estaduais do Legislativo e Executivo.

O seminário é dirigido a parlamentares, servidores das casas legislativas, servidores públicos, professores e estudantes de nível superior. As inscrições podem ser feitas no site do Interlegis. Este será o primeiro evento da segunda fase do Programa Interlegis, a ser executada ao longo dos próximos quatro anos. O programa teve início em 1997 e destina-se à modernização e à integração virtual do Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal.

Executado em parceria com o BID, o Programa Interlegis já conta com a adesão de mais de quatro mil câmaras municipais, das quais 3.500 (63% das câmaras municipais do país) já receberam equipamentos de informática. As assembléias legislativas também são contempladas com uma sala de multiuso com 20 microprocessadores ligados a um micro servidor e a uma sala com equipamentos de videoconferência.

Os sistemas oferecidos pelo Interlegis são todos em software livre, o que possibilita a sua adaptação às necessidades de cada casa legislativa. Também foi criada a Rede Nacional Interlegis (RNI), interligando o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Câmara Legislativa do Distrito Federal e assembléias legislativas.

Programação

Após a apresentação da Orquestra Sanfônica da Paraíba, o senador Efraim Morais vai abrir o seminário falando sobre os objetivos, prazos e recursos do programa. Em seguida, o representante do BID no Brasil discorrerá sobre a importância do programa para aquela instituição financeira.

Ainda no primeiro dia dos trabalhos, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto irá apresentar palestra sobre o tema "Legislação eleitoral - o que vai acontecer nas eleições". A próxima apresentação será do diretor da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alaor Messias Marques Júnior, sobre o tema "Capacitação como fator de eficiência dos trabalhos legislativos".

O seminário prossegue, no dia 14, com palestra do presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Miziara, sobre o tema "O papel do vereador". A última exposição do evento será feita pelo professor de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo, Eládio Carneiro, sobre o tema "Marketing político".



04/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Interlegis promove seminário em João Pessoa

Seminário em João Pessoa abre segunda fase do Programa Interlegis

Interlegis promove seminário em Curitiba

João Pessoa sedia primeiro seminário regional sobre Orçamento 2012 na próxima segunda

Interlegis realiza debate sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência

Seminário discute Era Vargas no Interlegis