Seminário em João Pessoa abre segunda fase do Programa Interlegis
Vereadores e deputados estaduais da Paraíba, o presidente e o 1º secretário do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Efraim Morais (DEM-PB), e o governador do estado, Cássio Cunha Lima, prestigiaram o seminário em João Pessoa (PB) que marcou o início da segunda fase do Programa Interlegis. A abertura do evento, que se estende até esta sexta-feira (14) na capital paraibana, teve uma apresentação da Orquestra Sanfônica da Paraíba, composta somente por acordeons e instrumentos de percussão, que veio de Campina Grande (PB) especialmente para a ocasião.
Em seu discurso, Efraim Morais resumiu os 11 anos de atividade do Interlegis, suas conquistas e as novas metas de sua segunda fase. Já o presidente do Senado, em seu estilo simples e bem humorado, arrancou risos e aplausos da platéia de mais de 300 pessoas ao falar da importância do programa e das mazelas que afligem o Congresso brasileiro (ver matéria).
O governador da Paraíba exultou a ação de Garibaldi à frente do Senado, que, para ele, "enche de orgulho" os brasileiros. Último a falar na solenidade de abertura - que atrasou quase três horas, na espera da chegada de todas as autoridades -, Cássio Cunha Lima afirmou que a postura "simples, humilde e pacata" de Garibaldi - que falara imediatamente antes dele - trouxe de volta a credibilidade do Poder Legislativo "em pouquíssimo tempo" e que mais transformações virão.
O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - entidade que financia, com contrapartida da União, o programa Interlegis -, Carlos Cordovez, fez um pronunciamento em espanhol, no qual destacou que os melhores resultados de iniciativas desse tipo são obtidos em parlamentos que têm suas equipes técnicas selecionadas por concurso público, como o Senado Federal. Ele destacou a importância do programa na promoção da transparência do Poder Legislativo no Brasil.
O presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Antonio de Pádua de Lima Montenegro, destacou a capacidade do Interlegis na formação de servidores públicos. Na solenidade, o desembargador e Garibaldi assinaram um convênio entre as duas instituições que presidem com a finalidade de firmar um intercâmbio na educação e capacitação de seus trabalhadores.
O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Arthur Cunha Lima, destacou a atuação de Efraim e de outro paraibano, o ex-senador Ronaldo Cunha Lima - pai do governador Cássio Cunha Lima -, na implantação e agora modernização do Programa Interlegis.
- São os desbravadores dos canais virtuais explorados pelo Legislativo brasileiro - afirmou.
A solenidade contou com outras autoridades, como o vice-governador José Lacerda Neto; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira; e o presidente do Tribunal de Contas do estado, Conselheiro Arnóbio Viana.
13/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Interlegis promove seminário em João Pessoa
Interlegis promove seminário em João Pessoa
Efraim relata os objetivos da segunda fase do Programa Interlegis
João Pessoa sedia primeiro seminário regional sobre Orçamento 2012 na próxima segunda
BID deve aprovar segunda fase do Interlegis até fevereiro de 2007
Segunda fase do Interlegis deve ter início em janeiro de 2007