Interpol usará manual desenvolvido Polícia Federal brasileira em 191 países



O Manual Brasileiro de Investigações de Fugitivos, desenvolvido pela Polícia Federal (PF), será adotado pelos 191 países membros da Interpol. O manual foi adaptado e será lançado nesta terça-feira (1º), em Hanói, capital do Vietnã, onde acontece a assembleia-geral anual da entidade. A publicação será lançada inicialmente nos idiomas inglês e espanhol.

O novo manual contém técnicas que utilizam métodos modernos de investigação, identificação biométrica, análise de informações, análise de perfis criminológicos e psicológico, planejamento de investigações e rastreamento através do banco de dados conhecido como “difusão vermelha”.

O manual foi desenvolvido pela PF a partir de 2002 e a sua utilização resultou em um aumento de mais de 150% na prisão de criminosos foragidos desde 2008. Até outubro deste ano, já foram presos 44 procurados. Em 2010 foram 51, e, 58 em 2009. 

A Interpol, criada na década de 1920, é uma entidade internacional que congrega instituições policiais em todo o mundo. Um dos seus principais objetivos é promover a cooperação entre as polícias dos países membros para investigação, localização e captura de criminosos fugitivos. A entidade ainda não havia publicado material que orientasse os países membros na investigação e captura de foragidos. 

Desde a edição do manual, o Brasil conseguiu promover importantes capturas como a recente prisão do cidadão israelense Elior Noam Hen, condenado à prisão perpétua por torturar crianças. Houve também as prisões do norte-americano Shalon Weiss, conhecido como o maior estelionatário do mundo e condenado a 845 anos e dos traficantes colombianos Juan Carlos Abadia e Mery Valencia.

Novas versões em outros idiomas serão confeccionadas e adaptadas de forma a atender a todos os países membros. 


Fonte:
Polícia Federal



01/11/2011 16:34


Artigos Relacionados


POLÍCIA FEDERAL E INTERPOL VÃO COLABORAR COM INVESTIGAÇÕES

Polícia Federal em São Paulo prende criminoso procurado pela Interpol

Acesso da Polícia Federal a banco de dados da Interpol fortalece combate à pedofilia, afirma Demóstenes

CPI da Pedofilia e Polícia Federal realizam operação contra pedófilos em 17 estados, no DF e em cinco países

Conheça o Manual de Segurança do Cidadão da Polícia Militar

Conheça o Manual de Segurança do Cidadão da Polícia Militar