Inventário irá mapear emissão de gases de efeito estufa



A preparação do Brasil para a Copa do Mundo envolve também as mudanças climáticas. Eventos deste porte demandam novos investimentos em infraestrutura, que geram benefícios, mas também emissões. Adicionalmente, os milhares de torcedores que percorrerão o país também vão gerar emissões de gases de efeito estufa.

A dimensão real dessas emissões será mensurada por agentes locais nas doze cidades-sede, que começam a receber treinamento nas próximas semanas. Também serão identificadas medidas passíveis de serem implementadas para a redução e compensação dessas emissões.

O Workshop “Inventário de Emissões da Copa do Mundo 2014” é direcionado para profissionais de transporte, construção civil, gestão de resíduos e de outras áreas diretamente envolvidas com a competição. Os convidados para a oficina foram selecionados pelas Secretarias Especiais da Copa (Secopa) de cada estado.

A capacitação faz parte do projeto “Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil”, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é parceiro na realização das oficinas. Brasília será a sede do primeiro workshop, a partir de segunda-feira, 21 de outubro.

O workshop durará dois dias e será ministrado por instrutores do PNUMA, com participação de consultores do MMA responsáveis pelo levantamento das informações. O conteúdo inclui um panorama sobre mudanças climáticas, uma introdução aos diversos tipos de inventários de emissões de gases de efeito estufa e a metodologia selecionada para ser aplicada para a Copa de 2014, além de dinâmicas, discussões e debates.

Cronograma

Além de Brasília nos dias 21 e 22 de outubro, as próximas cidades a receber o workshop são Natal em 24 e 25 de outubro, Cuiabá e Curitiba em 31 de outubro e 1 de novembro, Recife e Salvador em 4 e 5 de novembro, Fortaleza e São Paulo em 11 e 12 de novembro, Belo Horizonte e Porto Alegre em 18 e 19 de novembro, e Manaus e Rio de Janeiro em 21 e 22 de novembro.

Fonte:
Portal da Copa



22/10/2013 11:00


Artigos Relacionados


Inventário dos gases do efeito estufa é debatido em audiência pública

Comissão debate atualização do inventário de emissões de gases do efeito estufa

Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020

Comissão debate redução da emissão de gases do efeito estufa

Cancelada audiência sobre emissão de gases de efeito estufa

Setor produtivo da carne discute emissão de gases de efeito estufa