Inventor premiado pela Finep desenvolve tecnologia de sucesso



Empreender consiste em encontrar soluções diferentes para problemas do cotidiano. Se uma ideia original é o primeiro passo para a inovação, o resto é puro trabalho. Pôr em prática um projeto irreverente exige ânimo e energia. O engenheiro José Roberto do Amaral Assy soube bem como trilhar esse caminho.

Desistiu da ambição de ser músico e se dedicou à engenharia, profissão que o permitiu se sobressair e modificar técnicas tradicionais da agronomia. Roberto percebeu que problemas constantes da agricultura poderiam ser evitados e criou um dosador de sementes. A invenção reduz em 43% erros constantes do plantio.

Durante um ano o engenheiro realizou pesquisas em um laboratório montado em sua própria casa. Em 1997, Roberto abriu uma plantadeira em Caldas Novas (GO). Dois anos depois, ele desenvolveu um disco com uma rampa que diminui a quantidade de sementes duplas, problema que acontece quando mais de uma semente são depositadas em cada cova. A invenção foi um sucesso e o empresário firmou um acordo para subsidiar os discos em 50%. Dessa forma, o produto ficou mais barato e as vendas continuaram a subir.

O trabalho do engenheiro foi recompensado e no ano passado Roberto ganhou o Prêmio Finep de inventor inovador. O produto, que já era um sucesso, foi aprimorado. Hoje em dia, a tecnologia é utilizada no plantio de soja, milho, feijão e algodão.

Em 2013, a empresa vendeu 1,5 milhão de peças.  Roberto tem o espírito inquieto dos empreendedores e ainda está longe de parar. O empresário, que já recebeu patentes pelas suas criações e tem um pedido de análise em processo de avaliação, continua a produzir novas invenções para incentivar o desenvolvimento da agricultura. 

Fonte:
Financiadora de Estudos e Projetos



01/02/2014 10:06


Artigos Relacionados


Universidade desenvolve tecnologia para monitoramento de águas

Governo desenvolve tecnologia para relação com a sociedade

Finep renova acordo de tecnologia com a Espanha

Tecnologia: USP desenvolve software que monitora vazamentos em oleodutos com precisão

Finep destina R$ 20 milhões para tecnologia assistiva

Finep apoia construção de Instituto de Tecnologia em Recife