Investimento em políticas de segurança alimentar cresce 470%
O investimento do governo federal nas políticas de segurança alimentar e nutricional aumentou 470% entre 2004 e 2013. No período, o orçamento saltou de R$ 13,4 bilhões para R$ 77 bilhões. Esse é um dos resultados apresentados nesta terça-feira (18), em Brasília, durante a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2, em Brasília.
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, apresentou os resultados das ações do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) 2012-2015 e as estratégias do governo brasileiro no enfrentamento da fome e da pobreza. A ministra é presidenta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2 tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil e o governo para discutir a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e monitorar as ações brasileiras baseadas no princípio do Direito Humano à Alimentação Adequada. O evento ocorre até quinta-feira (20), em Brasília.
Promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com o MDS e a Caisan, o encontro reunirá cerca de 350 representantes do governo, dos estados, da sociedade civil e de organismos internacionais, entre eles a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fian Internacional - entidade voltada à Defesa dos Direitos Humanos, com status consultivo na ONU.
Debates
A programação inclui mesas redondas, atividades em grupo e discussões entre governo e sociedade civil sobre iniciativas e desafios para universalizar o direito à alimentação e fortalecer as estratégias que levaram o País a conquistar uma nova geração de brasileiros sem fome, a partir de 2003. Ao final das apresentações de cada mesa, será aberto um espaço para debate entre palestrantes e participantes da conferência.
Grupos específicos
Na quarta-feira (19), haverá debates sobre a articulação entre governo e sociedade civil para consolidação das políticas de segurança alimentar e nutricional, comparando as ações do Plano Nacional de Segurança com as diretrizes da Conferência de 2011.
Carta
Na quinta-feira (20), último dia do encontro, os participantes aprovarão a "Carta Política" com as diretrizes para a 5ª Conferência Nacional, prevista para 2015. O documento será entregue à presidenta Dilma Rousseff.
Confira aqui a programação.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
18/03/2014 20:11
Artigos Relacionados
Bahia realiza conferência sobre segurança alimentar
Santa Catarina promove oficina e encontro sobre segurança alimentar
Rio Grande do Sul adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutrição
Amazonas e Bahia realizam conferências sobre segurança alimentar
Secretário fala sobre melhoria dos indicadores sociais
Ministério convida governadores a aderirem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar