Investimento em transportes facilita deslocamento em SP



Atualmente, oito linhas de transporte sobre trilhos estão em obras

Com o maior investimento no transporte sobre trilhos da história de São Paulo, o Governo do Estado vai melhorar a capacidade do sistema metroviário e facilitar o deslocamento das pessoas. Em São Paulo, dos 4,7 milhões de passageiros que utilizam o Metrô nos dias úteis, 55% possuem automóvel, mas preferem o transporte coletivo. Isto significa que 1,5 milhão de carros a menos circulam nas ruas da cidade, segundo dados do Metrô.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Metrô de São Paulo também contribui de forma significativa para a economia do país. O PIB nacional decresceria 0,6% se não houvesse o Metrô de São Paulo. segundo estudo da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

Pela primeira vez na história, o Metrô de São Paulo tem obras simultâneas em quatro linhas: Linha 5-Lilás (que vai da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin), Linha 15-Prata (que vai ligar o Ipiranga à Cidade Tiradentes), a Linha 17-Ouro (que vai do Jabaquara ao Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas) e a Linha 4-Amarela (que, concluída, vai ligar Santa Cecília a Taboão da Serra).

Além disto, outras obras estão em projeto, como a Linha 6-Laranja, a Linha 18-Bronze (que vai até o Grande ABC), a Linha 20-Rosa e o prolongamento da Linha 2-Verde até a Dutra (veja o infográfico).

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), duas novas estações estão sendo construídas na Linha 13-Jade (entre Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos), a Linha 9-Esmeralda está sendo estendida até Varginha, e a Linha 8-Diamante está sendo ampliada entre Itapevi e Amador Bueno.

O Governo também investe em transporte sobre trilhos na Baixada Santista com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que vai ligar Praia Grande e Santos, passando por São Vicente.

Graças aos investimentos feitos pelo Governo de São Paulo, o número de usuários do Metrô dobrou, e da CPTM triplicou nos últimos 20 anos. A soma passou de 3,2 milhões em 1994 para 7,3 milhões, o que representa mais de 80% dos 9 milhões de pessoas que utilizam o transporte sobre trilhos em todo o país. Em todo o país, 11 Estados possuem sistema de transporte sobre trilhos, e São Paulo transporta sozinho quatro vezes mais passageiros que os outros 10 Estados somados.

Os corredores da EMTU também aumentam a fluidez nas grandes cidades. Além do VLT na Baixada Santista, que terá 17 km, o Corredor Guarulhos, o Corredor Itapevi e o Corredor Noroeste somarão mais de 75 km para o transporte de passageiros.

Do Portal do Governo do Estado



10/10/2013


Artigos Relacionados


Projeto facilita deslocamento para Justiça Federal de crimes contra direitos humanos

Aprovada MP que facilita fiscalização nos transportes terrestres

Investimento em transportes metropolitanos chega a R$ 45 bilhões em SP

Senadores pedem investimento em transportes em seus estados

SP tem maior investimento em transportes sobre trilhos da América Latina

SP faz maior investimento em transportes sobre trilhos da América Latina