Investimento rende bons frutos no taekwondo no ES



Terminou no último domingo (10) a Copa do Brasil de Taekwondo realizada em Goiânia. A competição reuniu cerca de 600 atletas, representando 21 estados e o Distrito Federal e foi a última chance para os atletas melhorarem suas posições no ranking nacional em busca de uma vaga na seletiva, em fevereiro, em cidade a ser definida, para formação da seleção brasileira.

A Copa do Brasil distribuiu 15 pontos no ranking para o vencedor de cada categoria, sendo a segunda competição que mais dá pontos, perdendo apenas para os 20 pontos do Campeonato Brasileiro. Com nível técnico elevado, o campeonato contou com disputas das categorias cadete (12 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos), sub-21, adulto e master (acima de 31 anos).

No campeonato geral por estados, o Paraná ficou com a vitória, com 126 pontos, seguido de São Paulo, com 125, e do Distrito Federal, com 119. Os três também foram os que mais enviaram representantes ao campeonato, com 78 atletas defendendo o Distrito Federal, 68 o Paraná e 63 o estado de São Paulo.

COES se destaca
Uma das delegações que se destacaram na Copa foi a do Espírito Santo. Com 18 representantes, o estado, entre outros bons resultados, conquistou o tricampeonato de Charlles Maioli, na categoria até 63 kg. O desempenho capixaba na Copa já é resultado do projeto do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), parceria do governo do estado com o Ministério do Esporte. Iniciado em janeiro deste ano, já conta com 48 atletas no taekwondo conseguindo bom desempenho em menos de um ano de atividades.

“Antes não tínhamos estrutura para segurar nossos atletas no Espírito Santo. Agora, com o COES, lutadores de outros estados nos procuram para entrar no projeto”, conta Rogério Castilho, auxiliar técnico de taekwondo no COES. “Conseguimos fazer com que alguns lutadores que havíamos perdido voltassem a defender o Espírito Santo, como é o caso do Charlles”, diz Rogério.

“Passei um ano treinando em Piracicaba (SP) e quatro anos em Londrina (PR). Retornei para o Espírito Santo neste ano por conta do COES”, ressalta Charlles, lutador de 22 anos, atual líder do ranking brasileiro de atletas até 63 kg.

O projeto, desenvolvido a partir de recursos do Ministério do Esporte e do Governo do Estado do Espírito Santo, atende a 700 atletas de alto rendimento em nove modalidades olímpicas: badminton, boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo e vôlei de praia. Pelo convênio, o governo do estado oferece as instalações e o custeio. Já o dinheiro do Ministério paga equipamentos, contratação de profissionais, despesas com viagens e compra de uniformes.

Fonte:
Brasil 2016



12/11/2013 18:59


Artigos Relacionados


Projeto Taekwondo no Parque da Juventude já rende frutos

Atenção à saúde animal rende bons negócios a Santa Catarina, diz Luiz Henrique

Melo prevê disputa por frutos do aumento de produtividade

Desaparecimento de abelhas pode prejudicar produção de frutos, diz especialista

Perillo: Lula colhe os frutos da "boa política econômica" de Fernando Henrique

Perillo: Lula colhe os frutos da "boa política econômica" de Fernando Henrique