Ipea defende mais investimentos públicos para sustentar taxa de crescimento do País



O setor público precisa investir mais na economia para estimular o setor privado e elevar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas e serviços do País. A avaliação foi feita pelo coordenador do Grupo de Análises e Previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Roberto Messemberg, durante a divulgação, hoje (10), da carta de conjuntura com dados sobre a economia brasileira, como inflação, emprego e PIB.

 

Messemberg disse que a taxa de investimentos deveria se manter entre 23% e 25%. No acumulado do ano, a taxa está em 26,2%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O economista lembrou que a taxa reflete efeitos da crise econômica em 2009 a taxa de investimentos acumulada este ano é considerada alta e deve cair no segundo semestre. Entre abril e junho, o indicador ficou em 17,85% e entre janeiro e março, em 17,96%.

 

No ano, o crescimento do PIB está em 8,9%. A taxa é considerada alta em relação a 2009, quando o produto fechou em queda de 0,2%. E aponta para um crescimento menor nos próximos meses. O Ipea estima em 6,5% a taxa do PIB em 2010.

 

Fonte:
Agência Brasil



10/09/2010 18:31


Artigos Relacionados


Raupp quer aumentar a oferta de energia para sustentar o crescimento econômico do país

CNI defende elevação da taxa de investimento para que País alcance crescimento de 5% do PIB

Papaléo defende investimentos privados para auxiliar crescimento do país

José Agripino defende medidas para sustentar queda de juros

Delcidio aposta em PPPs para reforçar crescimento e investimentos no país

Casildo Maldaner sugere readequação nos gastos públicos para assegurar crescimento do país