Delcidio aposta em PPPs para reforçar crescimento e investimentos no país
- Enquanto isso não acontecer, enquanto os marcos regulatórios não estiverem acertados - e de forma definitiva - ainda viveremos entre o medo e a incerteza - declarou. Mais do que um marco regulatório, é fundamental implementar um ambiente regulatório, destacou o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) em aparte, capaz de resguardar, por exemplo, as decisões tomadas pelas agências reguladoras e o cumprimento de acordos firmados sobre a questão no Senado.
Apesar dessas indefinições, Delcidio disse acreditar que há espaço e viabilidade, com retorno assegurado, para investimentos em infra-estrutura. Se tais iniciativas estiverem ajustadas ao princípio de PPPs devidamente reguladas e fiscalizadas, observou, podem ser bastante atraentes para investidores nacionais e estrangeiros. Como exemplo, ele destacou que chineses do grupo Citic, similar ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), pretendem investir US$ 5 bilhões em infra-estrutura no Brasil.
Em vez de extinguir ou limitar outros instrumentos do poder público para realizar obras ou serviços à população, as PPPs constituem, segundo explicou Delcidio, mais uma alternativa de relacionamento do Estado com a iniciativa privada na concretização desses objetivos. Ainda de acordo com o parlamentar, o projeto deixa claro que os riscos dos investimentos seriam compartilhados e o financiamento, viabilizado pelo próprio setor privado.
Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) assinalou a importância da participação de Delcidio na discussão da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tramitou por seis meses.
02/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mensagem presidencial ao Congresso aposta no crescimento do país
Delcídio diz que o país precisa de investimentos
Papaléo defende investimentos privados para auxiliar crescimento do país
Ipea defende mais investimentos públicos para sustentar taxa de crescimento do País
Dilma aposta em crescimento de 5% para 2012
Raupp defende PPPs para viabilizar investimentos em infra-estrutura