Raupp quer aumentar a oferta de energia para sustentar o crescimento econômico do país



Convencido de que 2004 será um ano de crescimento econômico para o Brasil, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) conclamou o governo a retomar os investimentos em infra-estrutura, para que haja oferta de energia suficiente para sustentar esse crescimento. Em especial, Raupp defendeu a imediata implantação do Projeto Rio Madeira, que gerará 7 mil megawatts de energia elétrica, 50 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, ressaltou.

Raupp disse que o aproveitamento energético e fluvial do Rio Madeira, com a construção de duas hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau), soma-se ainda à construção do Gasoduto Urucu/Porto Velho, para substituir o combustível da termelétrica de diesel para gás natural, e à implantação do linhão Ji-Paraná/Jauru, para interligar o sistema de energia elétrica de Rondônia à rede nacional.

Esses projetos beneficiarão não somente a região Norte, mas também a Centro-Oeste, com a geração de 7 mil megawatts de energia elétrica e a ampliação da rede de hidrovias em mais de 4,5 mil quilômwetros, conforme o senador.

- Há recursos e parceiros compromissados, estando os projetos incluídos no Plano Plurianual do governo federal - disse.

A construção do Gasoduto Urucu/Porto Velho vai assegurar o aproveitamento do gás natural dos campos da Petrobras, além de evitar a queima diária de um milhão de litros de óleo diesel na termelétrica da capital de Rondônia, reduzindo a poluição ambiental e o custo da tarifa local de energia elétrica, afirmou.

Raupp contestou a alegação de que haverá desmatamento extensivo de floresta nativa para a construção do gasoduto e disse que a área desmatada será de apenas mil hectares de floresta, que em poucos anos será reconstituída pela própria natureza.

Em aparte, o senador Delcidio Amaral (PT-MS) ressaltou a importância de dar aproveitamento econômico ao gás de Urucu, depois dos grandes investimentos feitos pela Petrobras na região. Já o senador César Borges (PFL-BA) afirmou que o Brasil precisa de mais energia para sustentar seu desenvolvimento econômico, que todos esperam para breve.



22/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ipea defende mais investimentos públicos para sustentar taxa de crescimento do País

Raimundo Colombo quer aumentar oferta de vacinas no país

Raupp faz alerta sobre perspectivas de crescimento econômico mundial para as próximas décadas

Raupp diz que só crescimento econômico vai melhorar salário mínimo

Raupp enumera entraves ao crescimento econômico brasileiro

Mozarildo: divisão do Pará favorece crescimento econômico do país