Brics agirão em conjunto para atenuar efeitos da crise financeira mundial
Os países membros do Brics - Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul - comprometeram-se, nesta quarta-feira (14), em Genebra, na Suíça, a agir em conjunto para tentar reduzir os efeitos da crise financeira na economia mundial. No encontro, que reuniu os ministros desses países, eles afirmaram que, além do crescimento do fluxo comercial entre os cinco países, é preciso considerar o potencial crescente de cooperação em investimentos. Participaram do encontro os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antonio Patriota (Relações Exteriores), e os ministros de Indústria e Comércio da China, Chen Deming; da Rússia, Elvira Nabiullina; da África do Sul, Rob Davies; e da Índia, Anand Sharma.
"Aprofundar e aumentar a cooperação econômica dos Brics pode servir não apenas aos nossos interesses comuns, mas para ajudar a promover o crescimento da economia global", afirmaram os ministros, em nota divulgada ao final do encontro.
Os ministros também se posicionaram contra o protecionismo e definiram os subsídios "dados aos produtores pelas economias desenvolvidas, particularmente no setor agrícola, uma das formas mais danosas de protecionismo".
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
14/12/2011 18:58
Artigos Relacionados
Pauta do Senado inclui duas MPs para contornar efeitos da crise financeira mundial
Sarney indica membros da comissão que vai monitorar efeitos da crise financeira mundial no Brasil
Pauta de votações de 2009 começa trancada pela terceira MP editada para combater efeitos da crise financeira internacional
Ipea apresenta estudo sobre efeitos da crise financeira internacional
Sarney diz em audiência pública que efeitos da crise financeira já chegaram ao Brasil
Ipea discute papel dos Brics após crise mundial