Ipea divulga na quarta (3) estudo sobre impacto da emenda 32 na edição de medidas provisórias



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quarta-feira (3), o Comunicado do Ipea nº 103 Avaliação do impacto da Emenda 32 sobre a edição de medidas provisórias. O estudo será apresentado pelo técnico de planejamento e pesquisa do Instituto Acir Almeida, às 14h30, durante coletiva pública. O evento também será transmitido ao vivo no Portal Ipea.

O Comunicado avalia os impactos da Emenda Constitucional 32 sobre o número de medidas provisórias (MPs) editadas pelo poder executivo federal. 

Aprovada em 2001, a Emenda 32 alterou o processo legislativo e as regras de criação das MPs, com o objetivo de diminuir o uso desse instrumento.

Entre outras mudanças, a nova lei proibiu a reedição ilimitada das MPs e definiu que, após perderem a validade, elas trancariam a pauta do Congresso enquanto não fossem votadas. O estudo feito pelo Ipea busca identificar outros fatores que podem influenciar a edição de medidas provisória e, a partir daí, analisar se a emenda constitucional atingiu seu objetivo inicial.


Fonte:
Ipea

 

02/08/2011 16:46


Artigos Relacionados


Ipea divulga estudo sobre direitos trabalhistas nesta quarta (19)

Ipea divulga estudo sobre emissão de poluentes por veículos nesta quarta

Ipea divulga estudo sobre mecanismo de desenvolvimento limpo nesta quarta

Senado debate emenda constitucional que restringe edição de medidas provisórias

Senado vota definitivamente emenda que restringe edição de medidas provisórias

EMENDA QUE TRATA DA EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO