Senado vota definitivamente emenda que restringe edição de medidas provisórias



Imprescindível, na opinião de vários senadores, para recuperar o prestígio do Legislativo, a proposta de emenda à Constituição que limita a edição de medidas provisórias (MPs) será votada nesta quarta-feira (dia 5) pelo Plenário do Senado. Necessita de três quintos dos votos dos senadores para ser aprovada, quando será então promulgada, para entrar em vigor.

Aprovada essa emenda, as medidas provisórias passarão a valer durante 60 dias. Caso a Câmara e o Senado não as votem nesse prazo, elas ganharão mais 60 dias de vigência, tendo prioridade sobre outras matérias sujeitas a votação. Se, ao final desses 120 dias, Câmara e Senado não tiverem concluído a votação, perderão a eficácia. Hoje, as MPs valem 30 dias, o Congresso demora a votá-las e o Executivo as reedita freqüentemente.

Na mesma sessão e em primeiro turno, o Senado vota proposta do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que desapropria terras onde se explore trabalho escravo para destiná-las à reforma agrária, priorizando o assentamento dos colonos ali explorados, sem qualquer indenização ao dono.

A Constituição já impõe a perda da terra sem indenização para o proprietário que cultive plantas ilegais ou psicotrópicas. A emenda de Ademir Andrade consiste em punir também a exploração do trabalho escravo.

Em regime de urgência, o Senado vota o texto final da Convenção Interamericana contra a Corrupção, assinado em Caracas, em 1996. Destinada a combater esse crime no continente, a convenção visa a promover o desenvolvimento de mecanismos necessários a prevenir, detectar, punir e erradicar a corrupção.

O Senado também vota projeto explicitando a obrigatoriedade da educação física no currículo do ensino básico e relacionando as situações que tornam essa prática facultativa, por exemplo, quando o estudante tiver prole.

04/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota definitivamente norma que restringe a edição de medidas provisórias

Senado vota definitivamente norma que restringe a edição de medidas provisórias

Senado vota definitivamente restrição à edição de medidas provisórias

Senado debate emenda constitucional que restringe edição de medidas provisórias

PROPOSTA QUE RESTRINGE EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS RETORNA À CCJ

Emenda que restringe medidas provisórias vai a votação