Ipea e Contag promovem estudo do perfil socioeconômico de trabalhadoras do campo



Uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores (Contag) vai realizar estudo sobre o perfil socioeconômico das trabalhadoras do campo e da floresta. Os questionários para a pesquisa foram aplicados nos dias 15 e 16 de agosto, com mulheres de todo Brasil que estiveram acampadas em Brasília para participar da Marcha das Margaridas, movimento que reivindica desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade para trabalhadoras das áreas rurais.

As pesquisas foram coordenadas pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, e contaram com a participação de 30 pesquisadores e cerca de 10 voluntários. “O objetivo da pesquisa é levantar informações sobre esse grupo social pouco conhecido e que em geral fica à margem do público que normalmente é destinatário das políticas públicas, e sobre o qual as pesquisas oficiais não conseguem captar informações”, disse um dos coordenadores do estudo, o técnico em Planejamento e Pesquisa, Alexandre Arbex.

“Foram realizadas cerca de 560 entrevistas, divididas em vários blocos, que tratam de temas como o acesso a terra, à participação política e à renda. Um bloco que apareceu bastante foi a questão da violência contra a mulher”, afirmou pesquisadora Cláudia Pedrosa, que além compor a coordenação do projeto, também é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) na área de Igualdade de Gênero. “Um dado que também chamou atenção foi o fato de que a maioria dessas mulheres se identificou como chefe de família”, destacou.

Segundo Cláudia, houve fila de espera para entrar no estande do Ipea. A região Norte foi a que mais se destacou em participação. Já as regiões Sul e Sudeste tiveram pequena representação, porque em grande parte, as trabalhadoras dessas regiões só vieram participar da marcha no dia 17.

A previsão é de que o estudo esteja concluído em novembro.


Fonte:
Ipea

 

22/08/2011 18:49


Artigos Relacionados


Ipea divulga estudo sobre matriz de energia e perfil de consumo no País nesta terça

Jucá saúda verbas para trabalhadoras do campo

Ipea analisa perfil da pirataria online no Brasil

Comunicado do Ipea traça perfil do migrante em São Paulo

Estudo traça perfil de parques tecnológicos

PERFIL/Missão do frei Sérgio é defender os movimentos sociais do campo