Brasil lança livro sobre políticas públicas sociais do Mercosul



O segundo volume do livro Mercosul Social e Participativo – Construindo o Mercosul dos Povos com Democracia e Cidadania, foi lançada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. A publicação é um trabalho de compilação das políticas públicas sociais implementadas no bloco nos últimos três anos.

 

Realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o livro dá ao leitor uma visão abrangente do processo de integração em áreas que vão além das negociações estritamente comerciais. De acordo com a publicação, os avanços observados na integração das políticas sociais estão inequivocamente associados ao aperfeiçoamento da integração política e à maior participação da sociedade civil, com destaque para as conquistas nas áreas da saúde, da educação, da cultura, da juventude, dos direitos humanos e da agricultura familiar, entre outras.

 

A publicação afirma que o déficit democrático e participativo, característico dos anos noventa, está sendo paulatinamente superado pelo funcionamento do Parlamento do Mercosul, pela realização das cúpulas sociais e pela articulação das políticas de desenvolvimento social. Entre 2006 e 2009, por exemplo, foram realizadas oito edições da Cúpula Social do Mercosul, iniciativa que mobilizou centenas de lideranças de organizações sociais e movimentos populares da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

 

O papel dos novos órgãos de participação social e formulação de políticas sociais regionais é tema do primeiro capítulo do livro, que aborda outras iniciativas, como a criação do Conselho Brasileiro do Mercosul Social e Participativo, em 2008, um espaço integrado por representantes da sociedade civil brasileira que atuam no Mercosul. No mesmo período também foram criados o Instituto Social do Mercosul (ISM), com sede em Assunção, e a Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul (CCMAS).

 

A criação, em 2004, do Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem), também abordada no livro, fornece uma visão da integração produtiva e do tratamento de assimetrias no bloco. O fundo tem como objetivo promover o aumento da competitividade das economias menores, estimular a inclusão social e fortalecer a integração física por intermédio de obras de infra-estrutura.

 

Em 2009, já haviam sido aprovados 25 projetos, orçados em quase US$ 200 milhões, a maior parte destinada ao Paraguai e ao Uruguai. Alguns projetos são na área social, como: assentamento rural, moradia popular, coleta de resíduos sólidos, cooperativas e saneamento básico. Outros se destinam à integração da infraestrutura física, construção e recuperação de estradas e transmissão de energia elétrica.

 

A publicação pode ser acessada no site da Secretaria-Geral da Presidência.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



11/08/2010 22:33


Artigos Relacionados


Senado lança livro e expõe documentos sobre divisão do Mato Grosso na Feira do Livro do Mercosul

Brasil lança conjunto de políticas públicas para atender população rural

Ipea lança boletim sobre evolução das políticas sociais entre 2009 e 2010

MDS lança na quarta-feira livro sobre como programas sociais ajudaram País a superar crise

Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul lança livro sobre a situação das fronteiras na região

Brasil sedia evento sobre políticas públicas