Ipem-SP: Certificação será grande novidade no mercado nacional de cachaça
Certificação do produto cachaça agrega segurança, maior competitividade, diferenciação e qualidade
Nos próximos dias 1º a 4 de junho, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania estará presente em Belo Horizonte, na 9ª Expocachaça, um dos maiores eventos do setor de bebidas - destaque no calendário nacional do agronegócio.
A expectativa para apresentação do Ocipem, que é o Organismo de Certificação de Produtos do Ipem-SP, lançado oficialmente em 24 de abril deste ano, é grande e surge como boa novidade na Feira e Festival Internacional da Cachaça.
Em conjunto com o Inmetro, Ipem-MG e Ipem-BA, o trabalho desenvolvido na feira será voltado para a conscientização e importância da certificação da cachaça, como garantia de atendimento aos requisitos de saúde e segurança da sociedade.
Os mais de 150 mil visitantes e 300 produtores em todo o Brasil terão a oportunidade de conferir os passos necessários para a certificação voluntária desse produto, que representa o nosso país junto ao setor, além da importância do procedimento na conquista de uma imagem mais sólida e diferenciada da cachaça.
Vale lembrar que, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as exportações nacionais de aguardente vêm crescendo, e atualmente cerca de 140 empresas nacionais possuem perfil de exportador.
Entretanto, para exportar, é fundamental oferecer um produto de qualidade, pois o mercado internacional é muito mais exigente. As empresas começaram a investir fortemente nos controles de qualidade e marketing, com a finalidade de sepultar de vez o preconceito que ameaçava a bebida. Com isso, os rótulos e as próprias garrafas ganharam mais sofisticação e detalhes que surtiram efeito na estratégia de internacionalização do produto.
A certificação voluntária vem para agregar valores reais ao produto cachaça. É por meio da certificação que a empresa poderá atestar que o produto está em conformidade com as normas técnicas exigidas pela Portaria Inmetro 126 de 24/06/2005.
O Ocipem é um Organismo Certificador de Produtos acreditado pelo Inmetro, o que significa que também passou por auditorias do próprio instituto, onde foi verificada a capacidade que a instituição possui para fazer esse trabalho, atendendo a todos os procedimentos e exigências necessárias para garantir às empresas a qualidade no processo de certificação voluntária.
O Ocipem é a segunda empresa de iniciativa pública a certificar produtos no Brasil e carrega a credibilidade e segurança que o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo construiu junto aos consumidores e empresas em 39 anos de trabalho no setor de metrologia legal e qualidade industrial.
Sobre a certificação
É um processo feito em parceria com as empresas e que oferece uma garantia da conformidade do produto com relação a fatores e parâmetros da qualidade previamente definidos, permitindo evidenciá-los aos consumidores e ao mercado.
A certificação do produto não é só uma garantia de conformidade sistematicamente verificada e comprovada do produto. É uma demonstração formal ao mercado do compromisso que a organização assume com relação às necessidades e expectativas de seus clientes. É uma garantia de segurança e um enorme fator de diferenciação do produto e da sua qualidade perante o mercado e a concorrência.
A certificação é a comprovação imparcial realizada pelo Ipem-SP/Ocipem e que atesta que o produto está conforme as exigências de normas oficiais e especificações técnicas definidas para o mesmo.
Vantagens e benefícios da certificação
•Demonstra nítida diferenciação frente aos produtos concorrentes
•Oferece ao consumidor uma maior confiança no produto
•Melhora consideravelmente a vantagem competitiva
•Facilita a venda do produto e a introdução em mercados novos
•Fortalece o mercado atual
•Protege o produto da concorrência desleal
•Estabelece um reconhecimento público do produto e das qualidades
•Impõe uma imagem forte da organização em termos de autoconfiança no próprio produto
•Fortalece acordos de vendas para mercados externos
•Providencia uma evidência legal e certificada da qualidade do produto
Para os consumidores:
Permite uma seleção mais qualitativa do produto
Auxilia na comparação do produto e na decisão de compra
Aumenta o nível de confiança no produto e da organização produtora
Para o governo e o país:
Fortalece o mercado
05/31/2006
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