Tarso Genro diz que verba de R$ 6,7 bilhões é a grande novidade do programa de segurança pública
Ao sair de reunião com senadores da base do governo, na liderança do PT, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a grande novidade do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) é a colocação de R$ 6,7 bilhões à disposição dos estados e dos municípios para ações de segurança.
A aplicação desses recursos será feita por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), disse Tarso Genro. O ministro anunciou também a constituição, em caráter permanente, do Grupo da Força Nacional de Segurança composto de 500 agentes.
Esse grupo de agentes de segurança ficará à disposição dos estados para fazer ações de intervenção se houver solicitação dos governadores, pois a segurança pública, enfatizou o ministro, continua sob responsabilidade constitucional dos estados.
Na reunião, o ministro conversou com os senadores da base aliada sobre os projetos em tramitação no Congresso que têm matérias afins com o Pronasci. Foi apresentado ao ministro o relatório do Grupo de Trabalho de Segurança Pública, do qual participou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
Os estudos do Grupo de Trabalho para a Reforma Processual Penal, coordenados pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), também foram debatidos com o ministro.
16/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim anuncia pré-candidatura de Tarso Genro ao governo do Rio Grande do Sul
Simon cobra de Dilma e Tarso Genro obras prometidas no Rio Grande do Sul
Paulo Paim registra diretrizes e ações do governo Tarso Genro no Rio Grande do Sul
Comissão de Educação realiza audiência pública com Tarso Genro
Tarso Genro defende troca dos indexadores da dívida pública dos estados
Paulo Paim elogia participação de Tarso Genro em audiência pública