Prevenção: Ipem-SP inicia inspeção e certificação dos veículos transportadores de GLP
Objetivo é a adequação às condições seguras de tráfego de todos os veículos que transitam pelo Estado de São Paulo
Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, deram início ao trabalho de inspeções nos veículos e equipamentos utilizados para o transporte de GLP fracionado (botijões de gás de cozinha) nas regiões de São Paulo e Campinas, para a emissão do certificado que será documento obrigatório no trafego em todo estado. É importante lembrar que todos os veículos, divididos por finais de placa, terão que passar pelas inspeções obrigatoriamente.
Os técnicos que atenderão as outras regiões estão recebendo treinamento específico sobre o transporte e as normas de segurança que devem ser atendidas.
A atividade de verificação e certificação visa atender à Lei Estadual n.º 8.998, de 26 de dezembro de 1994, em conjunto com a portaria Ipem-SP n.º 164, de 29 de dezembro de 2005, e tem por objetivo a adequação às condições seguras de tráfego de todos os veículos que transitam pelo Estado de São Paulo.
O transporte de GLP e a importância da atividade de certificaçãoO transporte inadequado do GLP, que é inflamável, coloca em risco a coletividade, além de causar sérios prejuízos ao patrimônio público e privado, além da possibilidade de danos ao meio ambiente. A atividade conta com o apoio das empresas engarrafadoras e distribuidoras de botijões de gás liquefeito de petróleo(GLP), transportadores, federações, sindicatos e demais entidades do segmento.Os representantes do setor ressaltam a importância da atividade, como forma de regular a distribuição de GLP nas residências, uma vez que tem sido constatada uma crescente evolução do mercado clandestino de venda de gás engarrafado. Segundo a Fenagás (Federação Nacional das Associações do Comércio Varejista e Revendedor de GLP), veículos impróprios ou em condições precárias, muitas vezes transportando botijões de origem desconhecida com preços mais baixos, são cada vez mais freqüentes em nosso Estado, e isto tem elevado o risco de acidentes.O trabalho de inspeção dos veículos e fiscalização conta com a participação de outros órgãos do Estado ligados ao transporte e à segurança.
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre esta ou outras atividades dos Ipem-SP, podem feitas através da Ouvidoria,
[email protected], ou pelo telefone 0800–0130522, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuita de qualquer dos 645 municípios do Estado.
Outra forma de contato com os trabalhos desenvolvidos pelo Ipem-SP é pelo endereço www.ipem.sp.gov.br. No site, o interessado tem acesso à legislação metrológica e da qualidade de produtos existentes no país, os serviços oferecidos pelo Órgão, orientações ao cidadão e ao empresário, além de estatísticas sobre as fiscalizações executadas pelo Instituto.
Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) / Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo
06/01/2006
Artigos Relacionados
Inspeção de veículos leves no Guarujá orienta motoristas gratuitamente
Olívio Dutra discute com Sarney projeto que trata da inspeção de veículos
PROJETO PREVÊ LICITAÇÃO FEDERAL PARA INSPEÇÃO TÉCNICA DE VEÍCULOS
Vigilância Sanitária inicia inspeção de hotéis em Curitiba
Ipem-SP: Certificação será grande novidade no mercado nacional de cachaça
Ipem reprova 31% dos veículos de transporte escolar