IPT: Três laboratórios ganham certificado de qualificação



A avaliação é feita de acordo com critérios técnicos e de gestão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

A Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) concedeu certificado de qualificação a três laboratórios de ensaio do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). O documento atesta o reconhecimento da qualidade do trabalho. A avaliação é feita de acordo com critérios técnicos e de gestão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, específica para laboratórios de ensaio e calibração. Eles são integrados à Remesp e o processo de seleção é conduzido por consultores da própria rede, que realizam auditorias. Os laboratórios do IPT reconhecidos foram os de Análises Químicas Orgânicas, de Análises Químicas Inorgânicas e de Têxteis e Confecções.

O reconhecimento dos seus ensaios constava do Plano de Negócios do Centro de Metrologia Química (CMQ) do instituto. Essa proposta era vista como caminho para a aproximação com o mercado, principalmente os clientes que necessitam de demonstração formal da qualidade do laboratório.

“Por meio dessas ações procuramos dar apoio tecnológico à sociedade em diversas áreas nas quais o vasto espectro da química se aplica, numa demonstração do embasamento técnico-científico existente”, afirma Vera Ponçano, diretora do CMQ. O Laboratório de Referências Metrológicas está passando também pelo processo de reconhecimento. Vera garante que os do CMQ “participam sistematicamente de programas de comparação interlaboratorial, buscando demonstrar a sua competência de forma clara e objetiva”.

A instituição 

Integrados à rede da Remesp, os laboratórios do IPT poderão usufruir, além do certificado de qualidade, de benefícios para o aperfeiçoamento de seus serviços, com a participação em treinamentos e seminários promovidos para a comunidade. A Remesp é uma instituição de importância estratégica no desenvolvimento tecnológico da metrologia no Estado de São Paulo. Suas principais atividades são a criação de programas de treinamento para qualificar profissionais da área, banco de dados sobre trabalhos e serviços metrológicos, cadastro de consultores do setor para assessoria técnica aos laboratórios e instalação de comitês de discussão. É apoiada por universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos

06/06/2006


Artigos Relacionados


Cinco projetos da Embrapa ganham Certificado de Tecnologia Social

Estudantes ganham novo Programa de Qualificação Profissional

Análises em laboratórios agropecuários aumentaram em três anos

Mais três projetos do pré-sal ganham urgência

Esportistas do Bolsa Atleta ganham três medalhas na China

Três livros da Imprensa Oficial ganham "PRÊMIO JABUTI"