Mais três projetos do pré-sal ganham urgência



Agora todos os quatro projetos do governo que tratam da exploração de petróleo na camada pré-sal estão tramitando em regime de urgência no Senado. Pedidos para que mais três propostas sejam examinadas no prazo máximo de 45 dias foram lidos nesta segunda-feira (22) pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que a presidia a sessão. Um dos projetos - o PLC 309/09, que cria a Petro-Sal - já tramitava em regime de urgência, apesar dos protestos dos senadores da oposição.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) chegou a apresentar requerimento para que a tramitação do PLC 309/09 ficasse aguardando a chegada do projeto sobre o marco regulatório do pré-sal, vindo da Câmara dos Deputados. O PLC 16/10, relativo ao marco regulatório, chegou justamente a tempo de ser lido na sessão desta segunda-feira, já com o pedido de urgência.

Outros dois projetos já estavam em tramitação no Senado, mas sem regime de urgência: o PLC 7/10, que cria um fundo social com recursos da exploração do pré-sal, e o PLC 8/10, que autoriza a União a ceder onerosamente à Petrobras o exercício das atividades de pesquisa e lavra de petróleo.

Prazo

Se a urgência for mantida, os senadores terão prazo reduzido para apresentar emendas às proposições: de quarta-feira (24) até o dia 30. Os PLCs 8/10 e 16/10 serão examinados simultaneamente pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI), assim como o 309/09, que já tramitavam nesses colegiados.

O projeto que cria o fundo social (PLC 7/10) será analisado por essas comissões e também pelas de Assuntos Sociais (CAS); de Educação, Cultura e Esporte (CE); de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).



22/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado regime de urgência para a votação de três projetos

Deputados aprovam mais três projetos

Incra parcela mais três projetos de assentamento em PE

Mais três projetos aprovados na primeira sessão extraordinária

PROJETOS DE CÓDIGO TRAMITANDO HÁ MAIS TRÊS LEGISLATURAS TERÃO QUE SER REVISADOS

Senado pode votar projetos em sessão extraordinária, mesmo com a pauta trancada por MPs e projetos em urgência