Íris alerta para a gravidade da situação no campo
A senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) fez nesta quarta-feira (10) um alerta sobre a situação dramática vivida pela agricultura brasileira. Ela anunciou que, a partir das primeiras horas desta quarta, Goiás iniciou uma série de fortes mobilizações com o objetivo de sensibilizar o país para o problema.
O primeiro ato dos agricultores goianos teve lugar no município de Rio Verde, região produtora de grãos, com a "tomada" das rodovias BR-452 e BR-060 por centenas de tratores e caminhões. O protesto teve até a participação do comércio, que decretou ponto facultativo.
- A partir da iniciativa de Goiás, a expectativa é que, gradativamente, todo o país seja tomado por sucessivas mobilizações em cada um dos estados, até a consolidação de um grande movimento unificado a ser coordenado pela Confederação Nacional da Agricultura - anunciou a senadora.
Esta seria a única saída para uma situação que, para ela, se torna a cada dia insustentável e que poderá chegar ao colapso, em razão dos juros das dívidas agrícolas, consideradas impagáveis. O prejuízo hoje no campo seria da ordem de R$ 30 bilhões. Somente na atual safra houve redução de 4,3% na área plantada, o que equivale a 2,1 milhões de hectares, segundo a senadora.
- Para piorar a situação, os produtores estão descapitalizados. Esta crise não dá sinais de que seja passageira - advertiu Íris. Ela lembrou que, durante oito anos, o setor agrícola cresceu ininterruptamente, tendo sido o responsávelpelo controle da inflação, mas a desvalorização do dólar ante o real, ocorrida nos últimos anos, golpeou seriamente as exportações de produtos como soja, algodão e milho.
Em apoio a seu discurso, a parlamentar recebeu apartes dos senadores Juvêncio da Fonseca (PSDB-MT) e Leonel Pavan (PSDB-SC).
10/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚDIO COELHO ALERTA PARA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO NO CAMPO
Iris de Araújo alerta para a radicalização no campo
Íris de Araújo alerta para situação de emigrantes brasileiros ilegais
Especialistas alertam para gravidade da situação da dengue no país
PATROCÍNIO ALERTA PARA GRAVIDADE DA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
Jefferson Praia alerta para gravidade das cheias no Amazonas