IRIS ALERTA PARA PROBLEMAS DO ENTORNO DE BRASÍLIA



Ao discursar nesta quarta-feira (dia 26) na sessão especial do Senado em homenagem aos 40 anos de fundação de Brasília, o senador Iris Rezende (PMDB-GO), conclamou os governos federal e estaduais a darem maior atenção aos problemas verificados no entorno da capital. De acordo com o senador, cerca de 700 mil pessoas, localizadas em áreas ao redor de Brasília, vivem em condições precárias de infra-estrutura, com falta de saneamento básico, saúde, educação, transporte e segurança.
- Os poderes constituídos precisam pagar o débito que esta capital tem com uma vasta região de Goiás, que é o entorno de Brasília. Que a comemoração dos 40 anos da cidade seja um momento de reflexão para as autoridades, para que nós não levemos com a barriga essa questão do entorno e criemos condições de vida dignas para essas populações - disse.
Iris Resende explicou que a maior parte da população do entorno é formada por trabalhadores que ajudaram na edificação da capital federal, mas foram "esquecidos" pelas autoridades e não conseguiram um lugar dentro do Distrito Federal para construir sua residência. O senador destacou o papel desempenhado pelos políticos goianos à época de criação do Distrito Federal e da transferência da capital para o centro do país. O ex-governador José Ludovico de Almeida e o ex-deputado Emival Caiado foram, na avaliação de Iris, foram figuras fundamentais para a criação de Brasília, dando suporte à decisão do ex-presidente Juscelino Kubitschek de mudar a capital, anunciada em discurso de campanha na cidade goiana de Jataí, em 1956.
Os chamados "candangos" - os operários que edificaram Brasília - e os "pioneiros" primeiros funcionários públicos que chegaram à capital - também mereceram elogios do senador.
- Eles enfrentaram todo o tipo de dificuldade, mas adotaram a cidade como sua morada de coração. Foi, com certeza, o primeiro grande mutirão nacional, quando autoridades, trabalhadores, empresários, professores se uniram num só sentimento e construíram Brasília em quatro anos.

26/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


IRIS PEDE PLANO EMERGENCIAL CONTRA VIOLÊNCIA NO ENTORNO DE BRASÍLIA

SAAD CRITICA NOVO PROJETO PARA ENTORNO DE BRASÍLIA

SENADOR COMENTA PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENTORNO DE BRASÍLIA

Lúcia Vânia pede providências ao ministro da Justiça para entorno de Brasília

Industrialização do DF e Entorno pode reduzir problemas da região, dizem debatedores na CDR

Íris alerta para desemprego crescente