SAAD CRITICA NOVO PROJETO PARA ENTORNO DE BRASÍLIA



O Consórcio de Águas Emendadas, um programa para o desenvolvimento do entorno de Brasília que pretende atingir 100 municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais, foi criticado hoje (dia 4) pelo senador José Saad (PMDB-GO), ao protestar contra "mais uma tentativa de se esvaziar a recém-sancionada lei que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride)".

Saad lembrou que já se manifestara contrariamente às emendas substitutivas dos senadores Francelino Pereira (PFL-MG) e Júnia Marise (PDT-MG), que incluem na área original da Ride outros 20 municípios mineiros. Saad afirmou que a inclusão de tantos municípios distantes acabaria por inviabilizar de vez a Ride.

O novo consórcio, de acordo com o senador, atinge 160 mil quilômetros quadrados. Seu prazo de implantação é de 20 anos, apesar dos prementes pleitos da região, e é administrado pela Subsecretaria para Desenvolvimento do Entorno (Suade) e pela Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan), dois órgãos do governo do Distrito Federal, embora o governador, Cristovam Buarque, tenha participado da solenidade de sanção da lei que criou a Ride.

O consórcio quer organizar os municípios por bacias hídricas, idéia que, para Saad, é "estapafúrdia e até pueril". Segundo o senador, esta proposta somente funciona para a preservação de ecossistemas, e não para o desenvolvimento econômico e social.

- Temos de combater este verdadeiro vício nacional que é ficar elaborando projetos e mais projetos, programas em cima de programas que já existem, enquanto se deixa o povo esperando pela execução do que foi elaborado e decidido - afirmou Saad.

O senador lembrou que a criação da Ride foi apenas o passo inicial, já que, para sua implantação, ainda falta o decreto de regulamentação da lei, a definição das fontes de recursos e a estrutura administrativa para comandar a ação nos 21 municípios que compõem a região.



04/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ SAAD CONDENA INCLUSÃO DE MUNICÍPIOS NO ENTORNO DE BRASÍLIA

JOSÉ SAAD PEDE PROVIDÊNCIAS PARA SALVAR REGIÃO DO ENTORNO

SAAD QUER EQUIPARAR SERVIÇOS PÚBLICOS DO ENTORNO AOS DO DF

SAAD QUER MELHORAR SALÁRIOS DE SERVIDORES DO ENTORNO DO DF

IRIS ALERTA PARA PROBLEMAS DO ENTORNO DE BRASÍLIA

SENADOR COMENTA PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENTORNO DE BRASÍLIA