Íris alerta para desemprego crescente
Com base em recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela o aumento da taxa de desemprego no país, a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) demonstrou sua preocupação em relação à questão, considerada por ela um -flagelo que leva as famílias à ruína-.
A pesquisa aponta um aumento de dois pontos percentuais no nível de desemprego desde a posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em junho deste ano, o índice foi de 13%, o mais alto registrado desde outubro de 2001. Iris comentou ainda o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieeese), cujos números são mais alarmantes e revelam uma taxa de cerca de 20%. O desemprego crescente, na opinião da senadora, é a maior preocupação dos brasileiros.
- Sem dúvida alguma, o avanço do desemprego está destruindo a auto-estima do povo brasileiro, e corroendo as frágeis estruturas de sustentação do nosso edifício econômico e social - afirmou Iris.
Apesar de ter traçado um panorama pessimista, a senadora reconheceu os esforços do governo federal para reverter o quadro. Para Iris, -o presidente Lula não tem cruzado os braços-. Ela chamou atenção para o programa Primeiro Emprego, criado pelo pela equipe presidencial, e que prevê a criação de cerca de 250 mil postos de trabalho. Ressaltou ainda a necessidade de se valorizar o chamado terceiro setor, que considera uma grande fonte de geração de empregos.
- Diante da conjuntura já quase recessiva, é importante que as autoridades governamentais olhem com mais profundidade para o terceiro setor, que poderá ser uma saída importante contra o drama do desemprego e uma área estratégica para o nosso desenvolvimento - finalizou Íris.
29/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Alberto Souza alerta para a crescente escassez de água no mundo
Iris alerta para o aumento da criminalidade e da violência
Iris alerta para a proliferação das universidades privadas
IRIS ALERTA PARA PROBLEMAS DO ENTORNO DE BRASÍLIA
Iris de Araújo alerta para a radicalização no campo
Íris alerta para a gravidade da situação no campo