Iris assinala os 53 anos de vida sacerdotal do arcebispo de Goiânia
O senador Iris Rezende (PMDB-GO) registrou a comemoração, em todo o estado de Goiás, na última terça-feira (2), dos 53 anos de vida sacerdotal do Arcebispo Metropolitano de Goiânia, dom Antônio Ribeiro de Oliveira. O senador ressaltou a participação efetiva de dom Antônio na vida do estado e do país, afirmando que o que tem dado relevo à personalidade e à atuação do religioso é o fato de ele "reunir a fé cristã e a chama guardiã da defesa dos direitos humanos".
Iris lembrou que ao completar 50 anos de sacerdócio dom Antônio, que completa 76 anos de vida em junho, reafirmou o seu compromisso de defender os mais fracos, advogando a posição da Igreja a serviço da vida e contra a violência.
O senador acrescentou que dom Antônio, nascido na cidade goiana de Orizona, em 1926, em uma família cristã de agricultores, tornou-se também "uma figura de peso na história do ensino no estado". Entre as atividades que exerceu na área educacional, dom Antonio foi professor na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, a primeira unidade da atual Universidade Católica de Goiás, que ajudou a criar junto com dom Fernando Gomes dos Santos, reitor do seminário Santa Cruz de Silvânia e, já como bispo, participou ativamente do Conselho Estadual de Educação, informou Iris.
- Ele não é apenas o arcebispo da fé, mas também o mestre da educação, o ungido pelo Espírito Santo para lutar pela implantação de uma nova ordem social, onde o progresso seja revertido para todas as pessoas, construído sobre a justiça, mostrando claramente que ninguém deve ser excluído da dignidade dada por Deus de forma igual a todos - disse o parlamentar.
04/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lucia Vânia homenageia arcebispo de Goiânia por seus 60 anos de ordenação como sacerdote
IRIS ELOGIA REATIVAÇÃO DA UNIÃO GOIÂNIA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
Iris diz ter orgulho de sua vida pública
Maguito homenageia os 70 anos de Goiânia
Lúcia Vânia celebra os 70 anos de Goiânia
MAGUITO REGISTRA OS 90 ANOS DE EX-PREFEITO DE GOIÂNIA