Iris de Araújo quer incentivar empresas a contratarem idosos



Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em caráter terminativo, projeto de lei da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) que estabelece incentivos econômicos às empresas que contratarem trabalhadores com idade acima de 45 anos. Dentre os estímulos propostos está a redução de 2% na alíquota da contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Conforme explica a senadora, ao conceder incentivos à contratação da mão-de-obra mais madura, não serão criados obstáculos à admissão dos jovens nas empresas. Isso porque sua proposta determina que só será concedido incentivo à contratação de pessoas com mais de 45 anos se isso representar um acréscimo no quadro de empregados e na respectiva folha salarial da empresa.

Referindo-se a da Organização Mundial de Saúde (OMS), Iris de Araújo afirma que a idéia de o rendimento diminuir com o passar dos anos é falsa. De acordo com dados da OMS citados pela senadora, os trabalhadores com mais idade têm taxas de produtividade similares às pessoas mais jovens em tarefas que exigem uma atenção contínua.

Iris ressalta ainda que os trabalhadores idosos têm menores índices de faltas ao trabalho, comparativamente aos jovens. Ela observa que os resultados das pesquisas mostram que quanto mais velho o operário fica, menor a propensão para abandonar o emprego.

-Talvez isso ocorra porque eles sabem que, à medida que envelhecem, têm menores chances no mercado de trabalho, ao contrário dos jovens, que sentem o impulso constante de procurar novos desafios-, pondera a parlamentar.



07/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris de Araújo propõe incentivos para empresas que contratarem pessoas acima de 45 anos

Iris de Araújo quer viabilizar centros de convivência para idosos

Iris de Araújo cobra melhores condições de vida para os idosos

Iris de Araújo quer pressa na reforma agrária

Iris de Araújo quer regulamentar práticas farmacêuticas

Iris de Araújo quer dar capacitação profissional e cidadania aos carentes