Iris faz apelo a Alckmin para não fechar hidrovia



A notícia de que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pretende fechar o canal Pereira Barreto para aumentar a produção de energia elétrica em 800 megawatts em três usinas hidrelétricas, entre elas a de Ilha Solteira, levou o senador Iris Rezende (PMDB-GO) a fazer um apelo a Alckmin que, segundo disse, está "cometendo um equívoco imperdoável".

Iris Rezende disse que Alckimin não tem o direito de governar pensando apenas em São Paulo, "mas tem que pensar no Brasil, entender o espírito federativo e não deixar empresas e produtores rurais abandonados à própria sorte".

Segundo Iris, o governo de Goiás aliou-se a empresários e produtores rurais para investir cerca de US$ 2 bilhões em infra estrutura para viabilizar a hidrovia Paranaíba/Tietê/Paraíba, responsável pelo escoamento de 1,5 milhão de toneladas/ano das safras de soja e de milho produzidas no sudoeste goiano, desde o município de São Simão até o município de Perdeneiras, próximo ao porto de Santos. Ele explicou que a hidrovia permitiu uma redução no frete de quase 50%, possibilitando ao produtor goiano concorrer em preço com produtores do Sul, do Sudeste e de estados mais próximos do litoral.

Para o senador, o fechamento do canal Pereira Barreto pode causar graves prejuízos ao estado de Goiás, como já está causando a proibição do uso em São Paulo de amianto goiano, a despeito de relatório elaborado pela Unicamp isentar o produto de qualquer prejuízo à saúde humana. "Amanhã esse país não vai se alimentar com automóveis, liquidificadores e televisores fabricados em São Paulo", alertou Iris.

11/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris faz apelo a FHC para que renegocie a dívida do produtor rural

ZANETE CARDINAL FAZ APELO EM FAVOR DA HIDROVIA TAPAJÓS-TELES PIRES

Alckmin inaugura ramal ferroviário que vai incrementar hidrovia Tietê-Paraná

Alckmin fala sobre Sistema Ponto a Ponto, Bom Prato e Hidrovia Tietê-Paraná

"Para cumprir a lei, teríamos de fechar comarcas"

Negociadores têm dificuldade para fechar o texto-base da Rio+20