Iris faz apelo a FHC para que renegocie a dívida do produtor rural
As entidades ruralistas, segundo o parlamentar, defendem uma renegociação das dívidas securitizadas em 20 anos, com uma taxa de juros de 3% ao ano, retirando-se a equivalência em produto. O senador lembrou, no entanto, que para a renegociação obter êxito o Congresso deve modificar a Medida Provisória 2.196, que estabelece o Programa de Fortalecimento das Instituições Financeiras Federais. Isso, segundo ele, abriria caminho para o fortalecimento da agricultura através da regulamentação dos financiamentos.
Esse fortalecimento, acrescentou o parlamentar por Goiás, poderia ainda alavancar o comércio exterior. Iris Rezende enfatizou a importância da agricultura no setor exportador brasileiro, indo ao encontro do objetivo atual do governo, que é incrementar as exportações.
O senador lamentou, no entanto, que apesar da agricultura ser o setor mais sólido no comércio exterior, desde o início do Plano Real as condições econômicas para o seu desenvolvimento só têm piorado. O senador divulgou pesquisa realizada pela CNA segundo a qual 80% dos 10 mil produtores rurais de Goiás não têm condições de pagar a parcela da dívida que vence este ano. A pesquisa revela que o produtor rural acumula defasagem de renda de 40% de 1994 até agosto passado.
Em aparte, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) defendeu que é hora de haver uma mobilização do governo para poder viabilizar a sobrevivência do setor agrícola do país. O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), relator da MP 2.196, disse que o produtor rural quer pagar sua dívida, mas de acordo com suas condições.
22/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim propõe anistia para dívida de produtor rural prejudicado por secas e chuvas
Blairo Maggi pede que governo federal renegocie dívida do MT
Luiz Henrique pede que governo federal renegocie dívida dos estados
Hélio Costa exige que Banco do Brasil renegocie dívida de pequenos agricultores mineiros
Iris faz apelo a Alckmin para não fechar hidrovia
Valadares alerta para prejuízo a produtor rural