IRIS REZENDE PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA



O senador Iris Rezende (PMDB-GO) defendeu, em discurso no plenário nesta segunda-feira (dia 9) a imediata apreciação da reforma política pelo Congresso Nacional, classificando a medida como urgente e necessária. Ele ressaltou que o pleito deste ano revelou vícios e velhos procedimentos que constrangem a essência democrática e disse que este é o momento ideal para que o Congresso estabeleça um calendário de debates sobre a reforma política, de forma que as mudanças possam vigorar nas próximas eleições.

Iris Rezende afirmou que a legislação atual favorece práticas retrógradas e perniciosas, clientelismo e interesses cartoriais, e ressaltou que a democracia brasileira, tão duramente conquistada, não se aprofundará com o atual sistema político. Ele disse considerar imprescindível uma nova legislação eleitoral que fortaleça os partidos.

- Deve haver partidos realmente fortes, que funcionem de maneira orgânica e não permitam que suas estruturas sejam guiadas por interesses pessoais - disse o senador, para quem deve ser coibida a criação de legendas que brotam ao sabor das conveniências e depois são alugadas ou vendidas.

O senador defendeu, ainda, novas regras para coligações proporcionais e a fidelidade partidária, punindo com a perda de mandato os que mudam de sigla depois de eleitos. Ele quer também mudanças na imunidade parlamentar, protegendo apenas o exercício político do mandato, já que "a imunidade não pode funcionar como anteparo à prática de ilícitos comuns".

Iris Rezende também considera inadiável a implantação do financiamento público das campanhas, que diminuirá o abuso do poder econômico, distribuindo recursos de maneira equilibrada. Outro ponto defendido pelo senador é a adoção do voto distrital misto.

O senador pediu, ainda, uma investigação sobre denúncia de eleitores de Goiás de que, em alguns municípios, ao digitarem o número de seus candidatos a prefeito, não viram aparecer na tela o nome e a fotografia do candidato, como devia ter acontecido.

09/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


IRIS REZENDE DEFENDE.REFORMA POLÍTICA

SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA

IRIS REZENDE PEDE.JUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Íris Rezende pede suspensão dos cortes de energia

Íris Rezende pede "um golpe" nos paraísos fiscais

Iris Rezende pede que 150 mil possam votar nas prévias do PMDB