Paim elogia movimento masculino pelo fim da violência contra mulheres



Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou apoio à Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, criada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT).

De acordo com o parlamentar, a frente foi criada em 2011, com o apoio de todos os deputados da Assembleia, e já se espalhou por mais de 40 câmaras de vereadores de municípios gaúchos. Paim afirmou que um grupo de senadores articula a criação de uma frente semelhante no Senado, já em março.

O parlamentar disse que os números relativos a agressões contra as mulheres são “inacreditáveis”. Segundo ele, quatro em cada 10 mulheres já foram vítimas de violência e a cada dois minutos cinco mulheres sofrem algum tipo de agressão. Somente em 2011, no Rio Grande do Sul, 763 mulheres foram assassinadas e quase 50 mil registraram boletins de ocorrência, ressaltou.

No mesmo pronunciamento, o senador destacou seu primeiro pronunciamento como deputado, há exatos 26 anos, na Assembleia Nacional Constituinte, no qual defendeu o fim do voto secreto em todas as instâncias do Congresso Nacional. Para ele, autor de proposta sobre o assunto (PEC 50/2006), a extinção do voto secreto dos parlamentares é uma exigência da democracia.



19/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH adere a movimento nacional pelo fim da violência contra as mulheres

Paulo Paim lamenta persistência da violência contra as mulheres

Serys apoia campanha pelo fim da violência contra as mulheres

Rio Grande do Sul assina Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Denúncia de violência contra mulheres pode ser feita pelo Ligue 180

Aprovado projeto que prevê mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres