Itamar apresenta projeto que regulamenta instalação de usina nuclear
O senador Itamar Franco (PPS-MG) apresentou, nesta quarta-feira (27) em Plenário, projeto de lei que estabelece várias regras para a instalação de usina nuclear no país. O PLS 139/11 prevê medidas de segurança para as atividades operacionais das usinas e requisitos para a localização de novas unidades de energia nuclear, principalmente em relação a áreas mais habitadas.
Na justificação do projeto, Itamar Franco diz que o propósito "é estabelecer limites de segurança para a população que possa vir a ser afetada num eventual acidente nuclear". O senador mineiro disse que o assunto interessa muito ao Brasil e transcende à dualidade governo-oposição. Ele lembrou os 25 anos o acidente da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que levantou dúvidas sobre a segurança desse tipo de energia.
- O acidente nas usinas do Japão recolocou o assunto na pauta política - observou.
Itamar Franco lamentou o pouco debate sobre o assunto na época das eleições presidenciais. O senador disse que há 448 usinas nucleares espalhadas em 30 países, lembrando o acordo nuclear Brasil-Alemanha, que permitiu a construção da usina Angra 2, no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o parlamentar, o Brasil ainda planeja a instalação de quatro usinas do tipo até o ano de 2030.
- Que o Senado Federal seja a vanguarda da defesa da energia nuclear, principalmente para fins pacíficos - afirmou.
O senador José Sarney (PMDB-AP) deixou a presidência da sessão para poder fazer um aparte ao discurso de Itamar Franco. Sarney elogiou a iniciativa do colega e lembrou a importância do uso pacífico da energia nuclear.
- Devemos ter todos os cuidados na utilização da energia nuclear - disse Sarney.
27/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Itamar Franco liderou CPI sobre política nuclear
Nova usina nuclear vai gerar 10 milhões de MWh por ano
CAE DISCUTE FINANCIAMENTO DA USINA NUCLEAR ANGRA II
Dilma admite a necessidade de construção de mais de uma usina nuclear
População deve ser consultada sobre construção de usina nuclear
Acidente da Usina Nuclear Fukushima atrasou projetos brasileiros, diz estatal