Itamar Franco defende direito das minorias partidárias




O senador Itamar Franco (PPS-MG) chamou a atenção para a forma como foi feita, na terça-feira (1º), a comunicação sobre o adiamento da eleição dos suplentes da Mesa do Senado. Citando informação contida em matéria da Agência Senado, o senador disse que o adiamento foi anunciado como se feito "a pedido dos líderes partidários", e não a pedido "de" líderes partidários. Itamar considerou compreensível o adiamento, uma vez que mesmo firmado o acordo sobre a composição da Mesa, ainda não havia consenso na base do governo.

- O que não considero compreensível, e nem mesmo aceitável, se de fato o adiamento se deu a pedido dos líderes, é que eu sendo líder do PPS não tenha sido consultado e sequer informado sobre tal decisão tomada ainda que em maioria. Tivesse sido ouvido, provavelmente seria mais um a concordar com o pedido feito à V.Exª - afirmou, dirigindo-se ao presidente do Senado, José Sarney, que presidia a sessão.

Itamar disse que esse foi um episódio sem maiores consequências, mas manifestou preocupação com a possibilidade de que venha a tornar-se uma prática na Casa. Ele disse acreditar que, no futuro, decisões certamente serão tomadas com a participação de todas as lideranças, independentemente do tamanho de suas bancadas, como prevê o Regimento Interno (inciso VII do artigo 412).

- Digo isso especialmente no momento em que discutiremos a composição das comissões permanentes desta Casa. As minorias jamais podem ser esquecidas no parlamento brasileiro - disse.

Itamar também agradeceu as gentilezas que tem recebido da parte do presidente José Sarney que, tanto quanto ele, estaria "acostumado com as injustiças da vida pública". Sarney ressaltou a amizade que os uniu por toda a vida.

- O tratamento que V.Exª tem me dado, desde que cheguei nesta Casa, renovou a esperança na minha alma - afirmou.



02/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Itamar Franco se diz preocupado por violação da Constituição dentro do Estado de Direito

Arthur Virgílio avisa que irá aos tribunais para garantir direito das minorias de instalar CPIs

Itamar Franco vai às prévias

Parlamentares homenageiam Itamar Franco

O Brasil se despede de Itamar Franco

Itamar Franco lê compromisso constitucional