Arthur Virgílio avisa que irá aos tribunais para garantir direito das minorias de instalar CPIs



Inconformado com a decisão dos parlamentares que apóiam o governo de inviabilizar o funcionamento de qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), simplesmente não indicando os integrantes do colegiado, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), advertiu que os partidos de oposição recorrerão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

- Não ficaremos de braços cruzados vendo o PT desrespeitar o direito das minorias de criar e fazer funcionar CPIs, garantido na Constituição. Nem os governos militares ousaram tanto. Na verdade, não estou surpreso porque venho acompanhando a escalada do governo em direção ao autoritarismo - disse.

Em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (12), Arthur Virgílio disse que as investigações do caso Waldomiro, feitas pela Polícia Federal, "estão andando a passo de cágado, principalmente agora que a PF entrou em greve". A opinião pública, observou, não pode estar satisfeita com essa situação.

Quanto às investigações sobre o assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, ele contestou as afirmações de que o caso seja "velho", pois a cada dia que passa episódios novos acontecem. Até agora, seis pessoas ligadas ao caso já morreram de causas violentas, lembrou.

O senador voltou a dizer que o Senado pode investigar o governo em CPIs, ao mesmo tempo em que examina e vota os projetos de interesse do país. O funcionamento de uma ou mais comissões não desestabilizará o governo e os trabalhos da CPI do Banestado vêm provando esse fato todos os dias, concluiu Arthur Virgílio.



12/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que resgate do direito da minoria criar CPIs é questão de tempo

Com críticas às emendas de Magela, Arthur Virgílio avisa que PSDB vai pedir verificação de quórum para impedir a votação do Orçamento

Arthur Virgílio avisa que PSDB não concorda com novas alíquotas do Imposto de Renda

Arthur Virgílio sugere ao governo instalar gabinete de crise

Arthur Virgílio diz que oposição não vota sem regulamentação de CPIs

Arthur Virgílio pede leitura de dois requerimentos de CPIs