Itamar Franco pede solução para falta de remédio usado no tratamento de artrite reumatoide
Em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (5), o senador Itamar Franco (PPS-MG) relatou a falta no mercado do remédio metotrexato, usado no tratamento da artrite reumatoide. Citando informações recebidas do diretor científico da Sociedade Mineira de Reumatologia, Antônio Scafuto Scotton, o senador disse que a falta do medicamento obriga os pacientes a migrar para opções "extremamente onerosas, de efeitos colaterais mais severos e, por vezes, até mesmo menos eficazes".
Itamar afirmou que a artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população brasileira. As mulheres são as vítimas mais frequentes da doença.
- Inexplicavelmente o metotrexato não tem sido comercializado normalmente, obrigando milhões de pacientes a migrar para opções extremamente onerosas, de efeitos colaterais mais severos e, por vezes, até mesmo menos eficazes.
Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) lembrou que no Brasil a saúde é um direito fundamental, protegido pela Constituição. Ele disse se associar à luta por "uma vida, uma existência digna não só no sentido moral, como também material, o que significa remédio, tratamento de qualidade".
05/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Itamar Franco é internado para tratamento de leucemia
Jarbas Vasconcelos diz que Itamar Franco fará falta à oposição
Itamar Franco protesta contra críticas de jornal paraguaio e pede resposta do Senado
Itamar Franco permanece internado para tratar leucemia
Itamar Franco alerta para possível falha na tramitação das MPs
Senadores usam Twitter para homenagear Itamar Franco