Jarbas Vasconcelos diz que Itamar Franco fará falta à oposição




O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse nesta segunda-feira (4) que a morte do ex-presidente da República e senador Itamar Franco (PPS-MG) deixará um espaço no Senado impossível de ser ocupado e fará muita uma falta para a oposição.

Para Jarbas, Itamar foi um exemplo de como deve se comportar um integrante da bancada de oposição.

- Nos últimos meses, Itamar atuou aqui nesta Casa como um guerreiro incansável, um parlamentar que não escondia de ninguém a tristeza de ver um Legislativo rebaixado, absolutamente submisso aos desejos e aos interesses do Executivo. Mesmo quando era aliado, Itamar não abria mão de suas convicções, não se submetia ao canto fácil da sereia governista. Se discordava de algo, tornava logo públicas suas críticas e questionamentos - lembrou.

Para Jarbas Vasconcelos, a melhor forma de honrar a história de Itamar seria resgatar o verdadeiro papel do Legislativo.

- Esta Casa não pode mais continuar como mera carimbadora das propostas e dos projetos encaminhados pelo governo. A luta de Itamar Franco continuará e acredito que as suas bandeiras democráticas continuarão sendo levantadas não apenas no Congresso Nacional, mas em todo o Brasil - disse.

Jarbas Vasconcelos assinalou que os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não existiriam se não fosse o legado de Itamar Franco.

O senador lembrou que o governo de Itamar Franco durou apenas 732 dias, mas conseguiu restabelecer a normalidade institucional e ergueu as bases para a estabilidade econômica do país. Ele ressaltou que, 17 anos depois, Itamar ainda conta com o carinho e o respeito da maioria do povo brasileiro, que aprovava seu jeito espontâneo e informal de agir.



04/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado fará sessão em homenagem a Itamar Franco no dia 10 de agosto

Jarbas Vasconcelos diz que Petrobras não é do PT e que oposição tem de investigar irregularidades

Jarbas Vasconcelos conclama oposição a combater mediocridade na política

Itamar Franco pede solução para falta de remédio usado no tratamento de artrite reumatoide

Jarbas Vasconcelos alerta oposição para estratégia de cooptação de Lula

Jarbas Vasconcelos analisa conjuntura nacional e declara oposição ao governo Lula