Ivo Cassol elogia decisão de construir ponte emergencial em Rondônia



O senador Ivo Cassol (PP-RO) comemorou nesta quarta-feira (19) a decisão da Justiça que permite a construção de uma estrada para dar acesso aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, em Rondônia, que estão isolados por causa da cheia do Rio Madeira.  Ele lembrou que o rio está 19,20m acima do normal, causando prejuízos enormes para várias cidades. E, segundo o senador, o estado tem condições de construir logo a estrada.

Ivo Cassol também fez um pedido ao governo federal: que separe recursos para garantir a recuperação das cidades afetadas pela enchente assim que baixarem as águas do rio Madeira.

- Eu peço aqui e reforço ao ministro da Integração Nacional, ao secretário nacional de Defesa Civil, que os recursos que vão ser liberados após as enchentes de Porto Velho não demorem; que a equipe técnica não espere 365 dias para liberar os recursos sob pena de infelizmente ter situações graves na nossa capital e no município de Mamoré.

Maioridade penal

Cassol pediu que o Senado vote logo o projeto dele que prevê a realização de um plebiscito para a população decidir sobre a redução da maioridade para 16 anos.  Ele entende que essa consulta poderia ser feito já nas eleições de outubro. O senador alega que quem tem mais de 16 anos e menos de 18 já sabe o que faz  e deve ser responsável por isso.  Mas como o assunto é polêmico, ele acha que o melhor é a sociedade decidir se mantém ou não a maioridade aos 18 anos.

Ele reclama que hoje o jovem de 16 anos pode votar e eleger parlamentares, prefeitos, governadores e presidente da República, mas não tem o direito de tirar carteira de motorista. Isso mudaria com a redução da maioridade.

- Que a população decida. Para que nós vamos continuar amarando? Vamos deixar a sociedade ver o que é  melhor para si. Esse meu projeto do plebiscito não é para botar menor na cadeia não. Meu projeto é  maioridade para maiores de 16 anos, para ter sua carteira de habilitação, para  ter o direito de sair, para ter responsabilidade e exercer sua cidadania de maioridade aos 16 anos.



19/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ivo Cassol reclama de atraso na construção de ponte que ligará Rondônia ao Acre

Expedito Júnior elogia gestão do governador Ivo Cassol em Rondônia

Valdir Raupp elogia decisão do governo de construir hidrelétricas no Rio Madeira

Gilvam anuncia disposição do governo de construir ponte no Amapá

Aprovado acordo internacional para construir ponte sobre o Rio Oiapoque

Cassol anuncia obra da ponte que liga Guajará-Mirim à Bolívia