Valdir Raupp elogia decisão do governo de construir hidrelétricas no Rio Madeira



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) manifestou sua satisfação com matéria do jornal O Globo de segunda-feira passada (10) informando que o governo federal construirá duas hidrelétricas no Rio Madeira, em Rondônia. Segundo o jornal, as obras, orçadas em R$ 4 bilhões, estão previstas para iniciar em 2005. As primeiras turbinas deverão entrar em operação a partir de 2006 ou 2007.

A implantação das duas usinas, segundo Valdir Raupp, garantirá o suprimento energético das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ele destacou que a falta de fontes de energia é o principal obstáculo para o desenvolvimento de estados distantes das grandes usinas geradoras, como Rondônia. O senador opinou que mais importante do que construir linhas de transmissão para levar energia a uma região é produzir lá mesmo a energia necessária para impulsionar o desenvolvimento local.

- Uma vantagem adicional da construção das usinas no Madeira será a futura navegabilidade integral do rio, a ser garantida pela construção de eclusas. Isso aumentará consideravelmente as alternativas de escoamento da produção da Amazônia Ocidental e da porção norte da região Centro-Oeste, tanto para o Atlântico quanto para o Pacífico - afirmou Valdir Raupp.

Ex-governador de Rondônia, Raupp lembrou que foi durante sua administração à frente do estado que foram iniciados os estudos preliminares visando a elaboração do projeto das duas usinas. Ele explicou que os estudos foram realizados por técnicos das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), empresa de energia que na época pertencia ao governo estadual e hoje está integrada à Eletrobrás. Na avaliação de Valdir Raupp, a construção das hidrelétricas proporcionará a redenção energética e econômica de Rondônia, além de possibilitar a geração de muitos empregos. Ele acrescentou que o crescimento no volume de tributos recolhidos também permitirá um aumento na arrecadação do estado.



12/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp anuncia construção de hidrelétricas no rio Madeira

Raupp pede construção de hidrelétricas no Rio Madeira

Raupp festeja liberação ambiental das hidrelétricas do Rio Madeira

Valdir Raupp aplaude decisão do governo sobre a soja transgênica

Raupp questiona Bolívia, contrária a projeto de hidrelétricas no Rio Madeira

Valdir Raupp saúda decisão do governo de investir R$ 400 bilhões em infra-estrutura