Aprovado acordo internacional para construir ponte sobre o Rio Oiapoque
O texto de acordo internacional para a construção de uma ponte sobre o Rio Oiapoque, que divide o Brasil da Guiana Francesa, foi aprovado nesta terça-feira (18) pelo Plenário do Senado. Para coordenar as decisões relativas à concretização do empreendimento, o acordo prevê a formação de uma comissão bilateral, composta por representantes dos ministérios competentes dos dois países e de representantes do estado do Amapá e da Guiana Francesa.
A obra será custeada pelos governos do Brasil e da França, estando prevista a possibilidade de financiamento por parte de agências internacionais de crédito. Segundo a exposição de motivos do governo, especificamente no que se refere ao lado brasileiro, a construção da ponte está contemplada no Programa Corredor Fronteira Norte do Plano Plurianual de Investimentos (PPA).
O Executivo afirma que a obra trará grandes benefícios para as populações ribeirinhas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A decisão do Plenário agora vai a promulgação.
18/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam diz que ponte sobre o rio Oiapoque é vital para o Amapá
Gilvam Borges defende construção de ponte sobre Rio Oiapoque
Gilvam Borges pede retomada da construção da ponte sobre o Rio Oiapoque
Senado aprova acordo Brasil/Uruguai para construção de ponte sobre o Rio Jaguarão
Aprovado na CCJ texto de acordo internacional contra corrupção
Aprovado Acordo de Imunidades e Privilégios do Tribunal Penal Internacional