JADER BARBALHO SE DIZ PREOCUPADO COM MATÉRIA CONTRA ÉLCIO ALVARES



"Conheço o ex-senador Elcio Alvares há muitos anos e desconheço qualquer fato que possa macular a carreira do atual ministro da Defesa", afirmou nesta segunda-feira (dia 04) o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), ao referir-se a reportagem em que a revista Isto é afirma que a polícia e o serviço de inteligência do governo investigam o envolvimento do ministro com o crime organizado.
O líder do PMDB pediu que o governo não deixe que se escoem as próximas horas sem dar uma resposta efetiva e cabal a esse noticiário. "Acima de tratar da honra e da imagem de um homem público, trata-se da honra e da imagem do país", observou o senador. Em sua opinião, a sociedade brasileira e a comunidade internacional não podem ficar em dúvida sobre a existência, no Ministério da Defesa, de alguém que não esteja à altura do cargo.
O senador exprimiu sua preocupação com o fato de que "o governo não pode e nem deve deixar que um episódio dessa natureza, pela sua gravidade e repercussão interna e externa, fique sem uma imediata apuração". E se disse preocupado, sobretudo com a imagem e o conceito internacionais do Brasil.
O parlamentar observou que, sem um efetivo esclarecimento, a reportagem poderá ter crédito no exterior, levando a acreditar-se que o Brasil teria à frente de um dos ministérios mais importantes alguém impugnado publicamente como envolvido em ações criminosas. Conforme sua reprodução do noticiário, um delegado de polícia, em depoimento a uma comissão da Assembléia Legislativa do Espírito Santo teria entregue um documento envolvendo Elcio Alvares como o principal nome de um organograma do crime organizado capixaba.
Jader Barbalho explicou que não tem procuração para defender o ministro, até porque ele deve dispor de todo instrumental de natureza pessoal e institucional para defender-se das acusações. "Também não estou aqui para acusar a revista, até porque quem faz a acusação é um delegado de Polícia. Estou aqui para manifestar publicamente minha preocupação com a hipótese de um assunto desta ordem não merecer por parte do governo resposta dura e imediata de esclarecimento".

04/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARRUDA REPUDIA INSINUAÇÕES CONTRA ELCIO ALVARES

ELCIO ALVARES DIZ QUE PRESIDENTE NÃO TEM NADA A TEMER

ELCIO ALVARES: "FHC JAMAIS ACEITARIA O TOMA-LÁ-DÁ-CÁ"

FRANCELINO ELOGIA CONDUTA DE ELCIO ALVARES

ELCIO ALVARES: ATUAÇÃO DE GEISEL FOI INESQUECÍVEL

ELCIO ALVARES ELOGIA O TRABALHO DE ANTONIO CARLOS