Jader condiciona apoio a CPI à apuração de outras denúncias



O presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), afirmou nesta quarta-feira (dia 21), em plenário, que assinará o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista destinada a investigar irregularidades na administração pública federal, que está sendo proposta por iniciativa dos partidos de oposição, desde que sejam aditados, entre os fatos a serem investigados, denúncias relativas à "pasta cor de rosa" e suas vinculações com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), ao superfaturamento das Centrais Nucleares e ao desvio dos recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador, entre outras.

O líder do Bloco Oposição no Senado, José Eduardo Dutra (PT-SE), aceitou imediatamente a inclusão das novas denúncias e perguntou ao líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), se a decisão de Jader implicará a obtenção de novas assinaturas no Senado.

Antes da resposta do líder, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) fez questão de declarar que a assinatura de um requerimento para instalação de CPI é uma questão de consciência que não deve ser transformada em questão partidária.

- Não acho que qualquer partido possa obrigar um senador a assinar ou não esse tipo de requerimento. É uma questão de convencimento: quem estiver convencido da oportunidade da instalação da CPI que assine, quem não estiver, que não assine - disse Maguito.

Ao responder a Dutra e a Maguito, o líder do PMDB garantiu que convocará, imediatamente uma reunião de bancada para debater o assunto. Renan disse que levará à reunião tanto a argumentação do Bloco Oposição quanto a questão de consciência apontada por Maguito.

Até o momento, três senadores do PMDB já declararam ter assinado o requerimento: Pedro Simon (RS), Maguito Vilela (GO) e José Fogaça (RS). Segundo Dutra, já são 21 assinaturas no Senado, sendo 16 dos partidos oposicionistas, três do PMDB e as dos senadores Antonio Carlos e Jader. Dutra revelou que a oposição tem, ainda, "duas promessas quase certas", faltando, portanto, apenas quatro assinaturas. "Tenho esperança de que alguns senadores do PMDB e do PFL sigam o exemplo meritório de Antonio Carlos e de Jader", disse.

Dutra afirmou que consultará cada um dos senadores que assinaram o requerimento sobre o aditamento de denúncias proposto por Jader, e manifestou a sua convicção de que ninguém terá restrições a fazer. O senador disse que, de sua parte, acha bom incluir novos indícios de irregularidades, uma vez que seu objetivo "é investigar tudo que represente violação da ética na política".

21/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader garante apoio à apuração de denúncias contra ele

HELOISA PEDE APURAÇÃO DAS DENÚNCIAS DE ACM E DE JADER

Comissão fará apuração preliminar de denúncias contra Jader

PSDB condiciona apoio a Garibaldi à aprovação de pressupostos

Osmar Dias condiciona apoio do PDT à CPMF ao cumprimento do acordo firmado com o governo

Osmar Dias condiciona apoio do PDT à CPMF ao cumprimento do acordo firmado com o governo