JADER QUER RECURSOS DA PRIVATIZAÇÃO PARA ECLUSAS NO RIO TOCANTINS



Encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para decisão terminativa, o projeto de lei do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) que destina os recursos que forem obtidos pela venda das ações da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, para a conclusão das obras que compõem o Sistema de Transposição de Desnível do rio Tocantins (eclusas), necessários ao restabelecimento da navegação naquele rio.
Jader argumentou que o governo não pode perder a oportunidade da privatização das estatais do setor elétrico, para exercer de forma efetiva o seu papel na redução das desigualdades regionais e sociais. Segundo ele, o próprio Executivo admite que o programa de desestatização limitou-se a ser apenas instrumento de arrecadação de recursos financeiros e está distante de uma política econômica definida, com estratégias de desenvolvimento a médio e longo prazo.
Para o senador, o governo poderá atuar como agente alavancador da atividade econômica, particularmente nas Regiões Norte e Centro-Oeste, destinando os recursos da venda da Hidrelétrica de Tucuruí para a conclusão das duas eclusas e um canal intermediário no rio Tocantins. Barbalho considera ser "imprescindível" a recuperação da navegabilidade do rio Tocantins para possibilitar o pleno aproveitamento econômico do potencial florestal, agropecuário e mineral no vale Tocantins/Araguaia.

07/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir quer mais recursos para eclusas de Tucuruí

João Ribeiro cobra eclusas para Araguaia-Tocantins

JADER QUER APLICAR DINHEIRO DA VENDA DE TUCURUÍ EM OBRAS NO RIO TOCANTINS

João Ribeiro quer mais recursos do FNO para Tocantins

Eduardo quer recursos do Orçamento para usina eólica no Tocantins

JADER APRESENTA PROJETO QUE BENEFICIA OBRAS DAS ECLUSAS DE TUCURUÍ