Jader reafirma compromisso com a votação de reformas política, tributária e do Judiciário
O presidente do Senado, Jader Barbalho, assumiu nesta quinta-feira (dia 15) ocompromisso de levar adiante as reformas política, tributária e do Poder Judiciário. Nodiscursode abertura da sessão legislativa, ele defendeu a transparência nas atividades doParlamento e ressaltou o papel do Poder Legislativo na modernização do Estadobrasileiro.
- As reformas ainda pendentes terão que ser assumidas, resolutamente, pelo CongressoNacional. Ninguém mais do que o Congresso tem dado demonstrações inequívocas decomprometimento com as reformas que se fazem necessárias para tornar o Brasil um paísidentificado com seu tempo, plenamente capaz de responder aos desafios e às necessidadessuscitadas pelo mundo contemporâneo afirmou Jader.
Um dia após a sua eleição para a Presidência do Senado, Jader enfatizou em seupronunciamento a importância do Legislativo na história brasileira, destacando quenenhum fato relevante desde 1822 deixou de contar com o Parlamento como um de seusprotagonistas. Ao Legislativo, disse o senador, compete representar as "múltiplasfaces que compõem a sociedade", dentro de respeitosa convivência de contrários.
Quanto mais transparente for a atividade legislativa e mais próximo estiver o Congressodo cidadão comum, observou Jader, melhor ele estará cumprindo a sua missão perante asociedade. Para o senador, que citou a escritora alemã Hannah Arendt para defender umapolítica "feita por amor ao mundo", a sociedade brasileira tem consciência doesforço do Congresso. "O Brasil sabe que pode contar com seu Parlamento",afirmou.
Ao sugerir o aprofundamento da democracia, que deseja ver "crescentementeparticipativa", Jader apontou como imprescindível o respeito ao Poder Judiciário,ao qual chamou de pilar do Estado de Direito. Ele disse que devem ser garantidas aoJudiciário todas as condições indispensáveis ao seu bom desempenho e que o Congressopode contribuir para a modernização da Justiça, a começar pela mudança nalegislação processual.
A proposta de reforma do Judiciário, que tramita atualmente no Senado depois de ter sidoaprovada pela Câmara, voltou a ser apontada por Jader como uma das que terão prioridadeem sua gestão. Assim como no discurso após a sua eleição, na quarta-feira (dia 14),ele citou ainda como necessárias a reforma política parcialmente aprovada peloSenado e em exame pelos deputados e a reforma tributária, que tramita há seisanos na Câmara.
15/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jader quer apressar reformas tributária, política e do Judiciário
MACHADO: REFORMAS POLÍTICA, TRIBUTÁRIA E DO JUDICIÁRIO SÃO PRIORIDADES
Paim reafirma compromisso do governo com votação de PEC paralela
Patrícia Saboya reafirma compromisso de sua política com a justiça social
Marco Maia defende reforma política e reafirma compromisso da Câmara a governabilidade
Gilvam pede reformas tributária e política