Japão diz que radiação na área de usina é 400 vezes maior do que nível normal
O Ministério da Ciência do Japão informou nesta terça-feira (22) que foi identificada radiação superior a 400 vezes o nível normal no solo da região a 40 quilômetros da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. Os peritos analisaram material do solo retirado a 5 centímetros abaixo da superfície. O ministério detectou no solo a existência de substâncias radioativas de iodo e césio. As informações são da rede estatal de televisão NHK.
Segundo o professor Keigo Endo, da Universidade de Gunma, a radiação liberada de iodo está acima 430 vezes do nível normal, enquanto a de césio é 47 vezes maior.
Especialistas japoneses e estrangeiros trabalham para evitar o agravamento da situação em Fukushima. Na segunda-feira (21), depois do surgimento de fumaça na usina, os peritos determinaram o esvaziamento do local. Paralelamente, está sendo feito um esforço para resfriamento dos reatores. Helicópteros e aeronaves são usados para ajudar na tentativa de manter a temperatura baixa na usina.
As autoridades japonesas estão preocupadas com os sinais de contaminação de radioatividade na água, no leite, nos produtos alimentícios e no meio ambiente. Por precaução, os moradores da área foram orientados a não beber água nem leite oriundos desta região do país.
Fonte:
Agência Brasil
22/03/2011 19:04
Artigos Relacionados
Nível de iodo radioativo no mar próximo à usina no Japão é 5 milhões de vezes superior à taxa legal
Cerca de 25 mil toneladas de água contaminada com radiação serão tratadas no Japão
Nível do rio Muriaé está 60 cm acima do normal
Fiscais agropecuários serão treinados para detectar radiação em bagagens e mercadorias importadas do Japão
Operadora de usina no Japão diz ter contido vazamento radioativo para o mar
No DF, valor é quatro vezes maior que o mínimo