Nível do rio Muriaé está 60 cm acima do normal



O nível do rio Muriaé, que corta municípios do noroeste do Rio de Janeiro, está em média 60 cm acima do nível de transbordo. Se não chover forte, a expectativa é de que ele comece a baixar a partir da noite da próxima quarta-feira (11), segundo informou nesta terça-feira (10) o coronel Douglas Paulich, coordenador da Defesa Civil do norte e noroeste do estado.

“Ele sobe um pouco, desce um pouco e fica nesse movimento porque ainda está muito volumoso. Até amanhã à noite [quarta-feira, 11], não tem nenhum prognóstico de melhora. Se não chover mais até lá, a tendência dele é, a partir de então, ir baixando devagar”, explicou.

Segundo Paulich, o município de Itaperuna ainda é o mais preocupante por conta dos riscos de deslizamentos de terra. “Somente nessa cidade, foram registrados mais de 30 deslizamentos nos últimos dias. O solo ficou muito encharcado com as chuvas e os terrenos são muito acidentados. Tem muita casa de alto risco de colapso estrutural nos morros, nas encostas.”

De acordo com o último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado na noite de segunda-feira (9), sete municípios fluminenses decretaram situação de emergência após as enchentes provocadas pela chuva: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé. Na região, há 10.601 desalojados e 2.251 desabrigados.

 

Fonte:
Agência Brasil



10/01/2012 19:57


Artigos Relacionados


Acidentes com águas-vivas foram acima do normal, diz médico

Japão diz que radiação na área de usina é 400 vezes maior do que nível normal

Mais da metade da população acima de 18 anos está acima do peso

Turismo no Brasil está acima da média mundial

Gasto de energia já está acima das novas metas

Mais da metade da população paulista está acima do peso